FORMAÇÃO

Espaço 'O Poste' abre inscrições para Escola de Antropologia Teatral até sexta (31)

Aulas de teatro acontecem de junho a dezembro, trazendo enfoque diferenciado em culturas contra coloniais

Publicado em: 27/05/2024 17:54

 (Foto: Miguel Igreja)
Foto: Miguel Igreja
Referência em práticas teatrais enfocadas na cultura afroindígena em Pernambuco, o grupo O Poste Soluções Luminosas abre inscrições para a Escola O Poste de Antropologia Teatral 2024. O curso de teatro vai ocorrer de junho a dezembro, preparando atores e atrizes para o mercado de trabalho através de práticas da cultura popular atreladas à ancestralidade negra e dos povos originários. As inscrições estão abertas até sexta-feira (31/05).

Realizado com incentivo do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 - Espaços Artísticos, a Escola O Poste de Antropologia Teatral oferecerá aos participantes aulas duas vezes por semana. Em oito módulos, os alunos vão exercitar técnicas interpretativas a partir de movimentos de Cavalo Marinho, Maracatu, Capoeira, Caboclinho e também Movimentos dos Orixás; além de confecção de figurino e preparação vocal e corporal para personagens.

A Escola O Poste de Antropologia Teatral representa um dos desdobramentos da pesquisa “O Corpo Ancestral dentro da Cena Contemporânea”, desenvolvida pelo Grupo O Poste há 15 anos. A técnica foi originada a partir da correlação entre preceitos do Teatro Físico e a observação de movimentos corporais em manifestações da cultura popular, e de Orixás e entidades em terreiros de Candomblé e Umbanda.

“Assim, os estudantes não só se preparam para a cena, como também se empoderam de suas raízes ancestrais a partir de uma metodologia contra colonial e de retomada dos arquétipos culturais dos povos afropindorâmicos”, afirma a atriz e diretora Agrinez Melo. Os participantes recebem material pedagógico e, ao término do curso, ganham certificado e participam de espetáculo com direção de Naná Sodré e assistência de Agrinez Melo e Samuel Santos. 
Tags: teatral | antropologia | de | escola | poste | o |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL