Cinco dicas de filmes sobre maternidade disponíveis nas principais plataformas
Lista com longas de diferentes gêneros e abordagens com protagonismo de mães que marcaram o cinema na última década
Publicado: 11/05/2024 às 11:00

/Foto de 'O Quarto de Jack' (Divulgação)
Para quem quiser organizar uma programação cinéfila no fim de semana das mães, preparamos uma lista com algumas recomendações de diferentes filmes relacionados à maternidade disponíveis nas principais plataformas.
A CHEGADA (2016) - Disponível na Netflix
Uma bela história de maternidade travestida de ficção científica com alienígenas, o filme indicado a 8 prêmios do Oscar (incluindo melhor filme) e dirigido por Denis Villeneuve (Duna) traz Amy Adams no papel de uma linguista chamada por uma força tarefa americana para decifrar o idioma de extra-terrestres que chegam silenciosamente à Terra em naves escuras e etéreas. À medida em que o contato da personagem com as criaturas avança, visões mais intenças ela começa a ter com a sua filha pequena - o que leva a uma das maiores e comoventes surpresas do cinema da última década.
O QUARTO DE JACK (2015) - Disponível no Prime Video
No filme que deu à atriz Brie Larson o Oscar de melhor atriz em 2016, uma mulher sequestrada está trancafiada com seu filho de cinco anos desde que ele nasceu. O lugar, um quarto de mais de 3 m², é a única referência do mundo que Jack tem e a mãe faz o possível para que o seu cativeiro seja um lar aconchegante e divertido para o menino - enquanto planeja uma fuga. Um filme dividido em duas metades bastante distintas, mas igualmente impactantes, e que debate a força protetiva do instinto materno mesmo em situações mais extremas.
TULLY (2018) - Disponível no Max
Dirigido por Jason Reitman (Juno), este longa protagonizado por Charlize Theron explora com sensibilidade o cansaço de uma mãe de três filhos - um deles recém-nascido - e a luz que surge em sua vida com a contratação de uma babá, vivida pro Mackenzie Davis. A dinâmica das duas juntas recupera a tranquilidade que a personagem havia perdido, neste comentário às vezes cômico e divertido, mas frequentemente realista, do atarefamento exacerbado da mulher.
MOMMY (2014) - Disponível no Prime Video
O premiado drama dirigido por Xavier Dolan narra a difícil relação entre o jovem adolescente Steve (Antoine Olivier Pilon), um menino agressivo e com transtorno de atenção, com sua mãe Diane (Anne Dorval), uma viúva que tenta de todas as formas ser suficiente para as imensas necessidades de atenção e para conter os acessos de violência do filho. A presença da vizinha, Kyla (Suzanne Clément) se torna essencial para uma evolução comovente no comportamento de Steve.
QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) - Disponível na Netflix
Um dos mais aclamados e premiados do cinema brasileiro da última década, o filme de Anna Muylaert que faz um retrato de relações e tensões entre patrões e empregados é, sobretudo, uma discussão pertinente a respeito da maternidade, explorada na figura da Val (Regina Casé), a empregada doméstica que trata o filho dos patrões como se fosse seu próprio e, no entanto, conhece muito pouco a própria filha, Jéssica (Camila Márdila), já que precisou deixá-la para trabalhar em São Paulo. As relações mudam quando Jéssica vai passar um tempo sob o teto dos patrões de Val para poder prestar vestibular.