FORMAÇÃO

Centro Cultural Grupo Bongar se torna a nova casa do Projeto Musicou Olinda

Antes instalado no Centro Universitário AESO Barros Melo, o novo núcleo Musicou da cidade pernambucana passa a oferecer cursos regulares e oficinas de música gratuitos no Centro Cultural Grupo Bongar, anexo ao TI Xambá

Publicado em: 29/05/2024 17:06

 (Divulgação)
Divulgação
A partir do dia 6 de junho, o núcleo de Olinda do projeto Musicou, programa de educação musical que oferece aulas gratuitas de música para crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, está de casa nova. Aberto para todos os públicos, o lugar escolhido para acolher o projeto é o Centro Cultural Grupo Bongar, localizado ao lado do terminal de ônibus TI Xambá. Para essa inauguração, que começa às 14h, o novo Núcleo Musicou Olinda abrirá as portas para receber o público em um espaço de experimentação, apresentando práticas musicais em grupo, como rodas e cirandas. Será possível ainda conhecer os instrumentos musicais e tirar dúvida com educadores.

De acordo com o coordenador pedagógico do Musicou, Ari Colares, essa inauguração não é vista apenas como uma parceria institucional, mas uma parceria com uma comunidade que carrega uma cultura muito rica. “Em torno do Centro Cultural, além da própria comunidade da Xambá, que é um quilombo urbano, tem as pessoas do entorno, outras comunidades tradicionais de Olinda. Então é um diferencial poder atuar em uma comunidade que já tem uma cultura musical muito forte", conta.

Colares reforça ainda a proposta do Musicou em mediar o aprendizado na música, considerando a cultura local da região, e oferecer outros conhecimentos que chegam para expandir. “Esse é um pressuposto de educação que a gente já defende, de não chegarmos num território e considerá-lo um campo vazio. As pessoas têm a sua cultura. E agora, neste novo núcleo Musicou Olinda, essa questão é ainda mais destacada”, complementa ele.

As inscrições para as oficinas inaugurais ficam disponíveis a partir do dia 10 de junho, com 193 vagas disponíveis divididas entre os cursos de iniciação musical, canto coletivo, percussão, violão e oficina de prática de conjunto. Não há exigência de conhecimento prévio de música nem de instrumento musical. Para se inscrever, é necessário levar documento com foto e comprovante de residência. O Musicou também oferece espaço para ensaios e empréstimo de instrumentos, para uso dentro do núcleo, para quem já possui grupo musical, ou queira formar uma banda. Para isso, basta agendar um horário diretamente com a coordenação do núcleo.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL