Diario de Pernambuco
Busca

SERTÃO PERNAMBUCANO

30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, começa nesta sexta (24); veja programação

Celebração multicultural que acontece anualmente terá shows gratuitos, feira de artesanato e gastronomia, bacamarteiros e muito mais

Publicado em: 24/05/2024 17:35


A Cavalgada foi inspirada em obra do escritor Ariano Suassuna
 (foto: Saminina Comunicação)
A Cavalgada foi inspirada em obra do escritor Ariano Suassuna (foto: Saminina Comunicação)

A cidade de São José do Belmonte, que fica no Sertão pernambucano, distante aproximadamente 480km da capital, Recife, se prepara para receber a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 24, 25 e 26. O evento, que foi inicialmente criado por um grupo de amigos que hoje forma a Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), teve como grande incentivador o escritor Ariano Suassuna e as nuances do movimento armorial e para este ano, espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada.

 

A Cavalgada foi inspirada na obra do escritor paraibano intitulada "O Romance d'a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta" e este ano tem o tema baseado no "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores", também assinado pelo escritor paraibano. Apesar da grande festa ser celebrada nos dias 24, 25 e 26, a semana cultural de atrações na cidade já começou. 

 

A Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), junto à Prefeitura do município e da Secretaria de Educação, lançou o livro "São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino - nossa história, nossa cultura e nossa gente". A publicação é assinada por membros da ACPR e professores da Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura. Aconteceu na cidade também o lançamento oficial e primeira exibição do documentário "O Massacre da Pedra do Reino", dirigido por Lucas Maurizan.

 

O pátio de eventos Cacau do Banco já conta com feira de artesanato e gastronomia, enquanto se prepara para receber o final de semana mais esperado pelos moradores da cidade. A programação dos shows gratuitos foi divulgada:

 

 

Sexta-feira, 24 de maio - Pátio de Eventos Cacau do Banco

 

- Caninana, 22h

- Waldonys, 00h

 

 

Sábado, 25 de maio - Pátio de Eventos Cacau do Banco

 

- Fábio Diniz, 22h

- Ramon&Randinho, 00h

 

 

Domingo, 26 de maio - Sítio Histórico da Pedra do Reino (Serra do Catolé)

 

- Ranieri Vaqueiro, 10h

- Rey Vaqueiro, 12h

- Vitim do Acordeon, 15h

 

 

A Cavalhada Zeca Miron, que faz parte da programação do sábado, 25, no Estádio O Carvalhão, terá início às 14h. Lá, os cavaleiros azuis e encarnados, que representam os cristãos e mouros, participam da disputa das argolinhas pela coroação da rainha.

 

A saída do cortejo real junto ao rei e rainha da Cavalgada para a Serra do Catolé acontece ao amanhecer do domingo, 26, ao som dos bacamartes, em frente à Matriz de São José com os cavaleiros azuis e encarnados, além dos cavaleiros e amazonas, para uma bênção especial do pároco da cidade antes de partir para a subida da Serra do Catolé.

 

Todos juntos, após receber a benção, seguem rumo à Serra do Catolé, onde se encontram as duas pedras e a Ilumiara Pedra do Reino - estátuas sagradas de santos como a trindade divina e os personagens imortalizados na obra de Ariano, publicada pela primeira vez no ano de 1971. O Sítio Histórico da Pedra do Reino fica distante 28km da cidade, no trajeto à cavalo, e faz fronteira com os municípios de Serra Talhada e Santa Inês, no estado da Paraíba.

 

São José do Belmonte, que já é conhecida como a "Terra da Pedra do Reino", se prepara para comemorar o evento que, além de movimentar a rede hoteleira, comércio, cena artística, gastronômica e musical e turismo da cidade, ainda traz a oportunidade da geração de empregos empregos temporários. 

 

Caio Menezes, atual presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, conta que as expectativas para este ano são as melhores. "A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia, história e muita arte popular. A nossa expectativa é que este ano, ano em que comemoramos 30 anos, seja a maior cavalgada de todos os tempos", comenta. 

 

Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar um dos eventos mais importantes da cidade. A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco. 

 

 

SERVIÇO

 

30ª Cavalgada à Pedra do Reino

São José do Belmonte, PE

24, 25 e 26 de maio

Mais informações: https://www.instagram.com/acpedradoreino/

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL