Diario de Pernambuco
Busca

INCLUSÃO

Evento une autismo e arte em prol da conscientização no Recife

A iniciativa ocorre na sede da AMAR - Aliança de Mães e Famílias Raras, em Boa Viagem, zona sul do Recife

Publicado em: 14/04/2024 16:07

"Autismo e Arte" promove expressão individual e coletiva de pessoas autistas (Crédito: Divulgação)
"Autismo e Arte" promove expressão individual e coletiva de pessoas autistas (Crédito: Divulgação)
O evento Autismo e Arte será realizado nesta segunda (15) para destacar a expressão criativa e conscientizar sobre a condição humana. Com início às 9h, a iniciativa envolve a participação de indivíduos com autismo de diversas faixas etárias, além de toda a comunidade, incluindo mães, cuidadores, irmãos e voluntários. O objetivo é promover a expressão individual e coletiva dos participantes e conscientizar a população sobre o autismo de uma forma única e criativa. O local é na sede da AMAR - Aliança de Mães e Famílias Raras, localizada no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, zona sul do Recife. 

Ainda no evento serão ofertados gratuitamente serviços como a emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), atendimento jurídico e de saúde. 

No roteiro constam várias atividades das crianças e adolescentes com autismo, entre elas: musicoterapia com um pocket show com Tio Rodrigo e a Caixinha de Música. A ideia é cantar, tocar e viver a musicalidade coletiva como possibilidade ao desenvolvimento integral infanto-juvenil. O ouvir, sentir, conectar, movimentar, interagir, incluir no fazer musical fazendo parte da acolhida social. 

Terá ainda exposição de telas e apresentação de dança do Grupo Talento Raro, contação de histórias, poesias e cordel; exposição de artesanato das mães atípicas; painéis e Minioficinas interativas e palco livre para apresentações. 

A presidente da ONG Amar, Pollyana Dias, justifica a data escolhida. “A arte, em suas diversas formas, tem o poder de conectar indivíduos, oferecer uma plataforma para a autoexpressão e promover compreensão e empatia”. O evento conta com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Defensoria Pública do Estado. 

Serviço:
O que: Evento para conscientização sobre autismo. 
Quando: 15 de abril - segunda 
Onde: Sede da AMAR,  Parque Santos Dumont - Boa Viagem, Recife
A partir das 9h
 
PROGRAMAÇÃO - 9h 
- Abertura
- Exposição das telas e de outros recursos expressivos das crianças e adolescentes com autismo.
- Contação de Histórias com a Dra Vanessa Izidoro (pediatra, artista plástica e voluntária)
- Poesia e Cordel com Edgar Diniz (poeta, escritor e educador)
- A experiência editorial inclusiva com Sofia Albuquerque (escritora com TEA da Saga A Rainha da Floresta)
- Poesias da Belinha
- Apresentação de Dança do Grupo Talentos Raros
- Exposição dos artesanatos das mães atípicas
- Painéis e minioficinas interativas
- Palco livre para apresentações espontâneas para crianças e adolescentes TEA ( violão, dança, poesia ...)  – 30 minutos
- Encerramento

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL