Diario de Pernambuco
Busca

PÁSCOA

Saiba por que os católicos não comem carne na Sexta-feira Santa

A abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Santa é uma tradição do catolicismo

Publicado em: 28/03/2024 13:41 | Atualizado em: 28/03/2024 14:30

Os católicos não comem frango e nem carne vermelha na sexta-feira santa (Crédito: Freepik)
Os católicos não comem frango e nem carne vermelha na sexta-feira santa (Crédito: Freepik)

Os católicos não comem nenhum tipo de carne, com exceção do peixe, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. O hábito chama a atenção de quem não conhece os dogmas e a liturgia católica.

 

O cristianismo tem várias vertentes, porém, as duas principais são os católicos e os protestantes. No calendário oficial do catolicismo, a Páscoa é a data mais importante.

 

QUARESMA:

 

Para os católicos, a quaresma é o período entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa. E na quaresma já inicia a preparação para a Sexta-feira Santa.

 

Segundo a tradição da Igreja, todo católico deve jejuar durante toda sexta-feira até chegar a Páscoa.

 

O jejum tem que ser de frango e carnes vermelhas - boi, porco, bode etc - e não pode ultrapassar uma refeição por dia. Além disso, os católicos podem fazer dois pequenos lanches no dia. Para substituir, a igreja permite comer peixe.

 

PORQUE OS CATÓLICOS NÃO COMEM CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA?

 

O cristianismo tem forte influência do judaísmo, pois para os cristãos, Jesus Cristo é o Messias, além de ser o cumprimento das inúmeras profecias no antigo testamento.

 

Os judeus também praticam jejum em datas comemorativas, como no ''Yom Kippur'' (Dia do Perdão).

 

A Igreja Católica acredita que cada dia da semana é a representação simbólica da história da redenção. Quinta-feira é o dia dedicado à Eucaristia, sábado à Virgem Maria, domingo à Ressurreição.

 

Dessa forma, para o católico, abster-se de carne na Quarta de Cinzas e na Sexta Santa é uma prática de mortificação e penitência que permite vivenciar os grandes mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL