Diario de Pernambuco
Busca

ARTE

Espetáculo musical ''Elas Brilham'' celebra mulheres no Recife

Serão quatro sessões entre os dias 29 e 31 de março

Publicado em: 27/03/2024 14:06 | Atualizado em: 27/03/2024 15:33

Espetáculo tem ingressos a partir de R$ 25 (Crédito: Divulgação)
Espetáculo tem ingressos a partir de R$ 25 (Crédito: Divulgação)

A frase é batida, mas vale a pena reforçar: lugar de mulher é onde ela quiser. Pode ser cantora, escritora, cientista, atriz, pintora, professora, dona de casa. O fato é que elas têm o poder de serem protagonistas de suas histórias. E isso será celebrado nos palcos do Teatro RioMar Recife, no bairro do Pina, neste fim de semana, com o espetáculo nacional Elas Brilham - Vozes Que Iluminam e Transformam o Mundo - Doc.Musical.

 

A montagem liderada por Frederico Reder (direção) e Marcos Nauer (roteiro) traz ao cenário seis artistas mulheres que levam o público a uma viagem no tempo por meio da música. No show, somos levados a épocas como a era de ouro do rádio brasileiro, passando por gêneros como MPB, samba, jazz, rock e blues, até chegarem aos dias atuais com o pop de Anitta, Iza e Beyoncé. 

 

No elenco formado por grandes estrelas estão Débora Pinheiro, Ivanna Domenyco, Jullie (ex-The Voice Brasil), Rosana Chayin, Chelle, Lola Borges, Sabrina Korgut (que já fez a série Pé na Cova [Globo] e o espetáculo 220 Volts, com Paulo Gustavo) e a pernambucana Diva Menner, revelada nacionalmente no The Voice Brasil em 2020.

 

Por telefone, Diva conta que após o reality da Globo, enveredou na carreira de atriz de musicais no eixo Rio-São Paulo, onde atuou em peças grandes como O Rei do Show e Wicked. E a partir daí veio o convite para o Elas Brilham. Mas este espetáculo tem sua devida importância para ela, uma artista de quase 20 anos de estrada. “Até então eu não tinha participado de um processo de construção de um musical.

 

Nós somos co-autoras deste trabalho. E é uma honra para mim enquanto mulher trans, nordestina, estar ocupando esse espaço sendo uma das protagonistas e co-autoras desse trabalho que é tão lindo e está rodando o Brasil”, comemora a recifense, que pertence ao elenco desde 2022 e realiza sua primeira turnê com um musical.

 

Nesta montagem, Diva Menner reverencia uma de suas grandes inspirações para viver de música: a cantora norte-americana Tina Turner. “Ela representa bem essa coisa da mulher preta. Da artista que tem uma voz única, precursora do movimento da soul music e do rock and roll. A Tina também sofreu muito na carreira dela. Foi abusada, apanhava do marido, foi humilhada. E tudo isso faz com que eu me identifique com sua história”.

 

E ao ser indagada qual canção dessa estrela - falecida em maio do ano passado, aos 83 anos - mexe intimamente com ela ao interpretar no palco, Diva não pensa duas vezes. “The Best é uma música que minha mãe gosta muito. Eu lembro que, quando eu era adolescente, a gente ouvia, e ela cantava e dançava junto comigo. Então sempre me lembro dela quando canto. É impressionante”, relata.

 

Animada para voltar ao Recife depois de dois anos de saudade, a conterrânea espera que o público receba o Elas Brilham com o mesmo carinho que foi agraciada nos outros lugares que já se apresentou. “Assim como tem sido nas outras cidades, minha expectativa é que o Recife também esteja lotado nestas quatro sessões. Pois temos uma artista trans e pernambucana ali, brilhando no elenco como uma das protagonistas. É muito gratificante voltar para minha terra nesse lugar de estrelato. Estou voltando com pé direito e por cima!”, reforça.

 

E para ressaltar a potência e importância de sua representatividade em cena, a artista adianta que fará uma ação especial para o público trans. “Estou organizando uma lista para que elas não paguem e assistam a esse espetáculo. Vou convidar minhas manas e manos trans para que se sintam visíveis, inspirados e brilhem junto comigo a cada apresentação. Vai ser muito importante para mim”, declara.

 

É por estar a frente de seu tempo, como todas as mulheres que estarão em cena e serão homenageadas ao longo de quase três horas de espetáculo musical, é que Diva Menner explica qual é o segredo para uma mulher, de fato, brilhar: “É ser ela mesmo, sem medo da opinião alheia. Eu digo isso porque venho de uma carreira onde comecei como um homem. Uma pessoa que tinha um talento, uma voz, mas não tinha alma. Depois que me vi como realmente sou, uma mulher, as coisas foram acontecendo. É duro, é triste, e sei que nem todo mundo consegue, pois vivemos num país de muitos preconceitos. Mas se não corrermos atrás dos nossos sonhos, nada acontece”. 

 

SERVIÇO

 

Elas Brilham - Vozes Que Iluminam e Transformam o Mundo - Doc.Musical

 

De sexta (29) a domingo (31), às 20h (sexta), 16h e 21h (sábado), e 19h30 (domingo), no Teatro RioMar Recife (Av. República do Líbano, 251 - Pina / Piso L4 / Shopping RioMar Recife).

 

Ingressos a partir de R à venda no site Uhuu e na bilheteria do local. 

Tags: musical |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL