Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Cineclube infantil estreia na programação de domingo da Fundação Gilberto Freyre

'Era uma vez... Cineclubinho' traz animação pernambucana 'Além da lenda: O filme' em sessão gratuita, às 15h

Publicado em: 21/03/2024 14:24 | Atualizado em: 21/03/2024 16:01

 (Animação adapta elementos do folclore pernambucano para linguagem e aventuras infantis.)
Animação adapta elementos do folclore pernambucano para linguagem e aventuras infantis.
Neste domingo (24), durante a programação do Domingo Aberto da Fundação Gilberto Freyre, ocorre o 'Era uma vez... Cineclubinho', cineclube voltado para o público infantil que incentiva a aproximação de crianças do audiovisual e da literatura. A sessão está marcada para as 15 horas e o filme será a animação pernambucana Além da lenda: O filme, baseado na série brasileira homônima, da TV Brasil, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

O desenho animado reúne os personagens do folclore brasileiro em divertidas aventuras para preservar a crença popular. Após a exibição, o cineasta e roteirista Erickson Marinho participa de um debate com a mediação da escritora mirim recifense Gabi Florêncio (@omundodagabih) que, aos 11 anos, estimula a leitura infantil com o projeto Todos Juntos Pela Leitura. Sucesso entre o público infanto-juvenil nas redes sociais, Gabi Florêncio participará de todas as exibições do cineclube, conduzindo os debates com convidados especiais.  

Ao longo de 2024, o Era uma vez... Cineclubinho terá uma agenda de seis exibições de filmes seguidas por debates. Neste primeiro ano, o cineclube firmou uma parceria com a Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. O local sediará as exibições gratuitas, no auditório da instituição. A iniciativa é um projeto da produtora Arkhé Cultural, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. 

Para o idealizador do projeto, Francisco Pereira, o cineclube tem como principal objetivo proporcionar uma experiência educativa, cultural e divertida para as crianças, enquanto estimula o pensamento crítico e a imaginação. “A seleção dos filmes passa por uma curadoria cuidadosa que busca títulos baseados em obras literárias infantis. Nossa proposta também é reunir a cada sessão rodas de conversa, oficinas criativas e feira de livros, buscando contribuir com o acesso da sociedade ao bem cultural nacional”, explica. A próxima exibição do Era uma vez... Cineclubinho está marcada para o mês de abril.

Acessibilidade – Todas as exibições dos filmes contarão com recursos de acessibilidade. As sessões terão a participação de intérpretes para tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e os filmes serão legendados para possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva à programação.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL