Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Maestro Forró participa do 'Baile do Menino Deus' pela primeira vez

Publicado em: 30/11/2023 11:56

 (Divulgação)
Divulgação
O espetáculo Baile do Menino Deus está completando 40 anos de existência e chega à 20ª edição desde a estria no Marco Zero, no Recife Antigo, e traz como uma das novidades o Maestro Forró, nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h. Ele vai participar da cena dos Santos Reis, passagem com a maior quantidade de artistas no palco simultaneamente na história da montagem: 62 artistas ao total, entre atores, músicos, bailarinos e cantores. "Estou super feliz pelo convite. Eu diria que este espetáculo é o mais local e o mais universal que eu conheço. É um prazer tocar com essa orquestra, formada por músicos maravilhosos", comemora Forró. 

Os preparativos já começaram, com ensaios quase diários dos grupos separadamente: orquestra, bailarinos, atores, coro infantil, coro adulto. “O Baile é como se fosse a encenação de uma ópera”, compara o premiado escritor Ronaldo Correia de Brito, autor, junto com Assis Lima, da brincadeira de Natal lançada em 1983 e encenada por oito anos no Teatro Valdemar de Oliveira antes de ganhar o principal palco de eventos de Pernambuco, no Recife Antigo. As músicas são parceria deles com Antonio Madureira. A regência da orquestra é feita pelo músico Rafa Marques.

A peça conta a história do nascimento de Jesus, filho de Maria e José, e traz características herdadas de folguedos e brincadeiras populares, como o marcante personagem Matheus e o ritual de abertura da porta do reisado. Pastoris, presépios, lapinhas, cantigas e danças tradicionais se encontram com passos de frevo, maracatu, cavalo marinho, boi para bordar uma versão extremamente brasileira de uma história universal.

A produção ganhou o Marco Zero em 2004, em arrojada iniciativa de levar o auto de Natal a palco a céu aberto, com acesso gratuito. “Tornar real o sonho de um Natal brasileiro para um público tão grande, ao ar livre, exige de nós o envolvimento de um ano inteiro. O convite de Ronaldo, há 20 anos, foi desafiador e instigante. Gosto das grandes causas! Tenho orgulho de ver o encanto nos olhos de cada criança, adulto ou idoso, a felicidade de quem vem de longe, quer ver mais de uma vez”, conta a diretora de produção, Carla Valença.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL