LITERATURA

Sidney Nicéas lança seu primeiro livro do gênero biografia na Bienal de Pernambuco

A obra narra a história de Lourdes Alencar, hoje uma senhora de 73 anos, que foi vítima de estupro pelo pai dos 7 aos 12 anos. Mesmo sofrendo essa e outras violências e vivendo na miséria, Lurdes adotou dez filhos que foram cuidados juntamente com os três filhos biológicos, além de ajudar outras crianças e jovens

Publicado em: 02/10/2023 19:57 | Atualizado em: 02/10/2023 20:06

Sidney Nicéas lançará, no próximo domingo (8), às 17h, o livro %u201CTodos os Amores de Lourdes%u201D (Divulgação)
Sidney Nicéas lançará, no próximo domingo (8), às 17h, o livro %u201CTodos os Amores de Lourdes%u201D (Divulgação)
O escritor Sidney Nicéas lançará, no próximo domingo (8), às 17h, o livro “Todos os Amores de Lourdes”, no auditório principal da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre do dia 6 ao 15 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A obra é uma biografia, que levou quase oito anos para ser finalizada e narra a impressionante história de Lourdes Alencar, hoje uma senhora de 73 anos que foi vítima de estupro pelo próprio pai dos 7 aos 12 anos. Mesmo sofrendo essa e outras violências durante a infância e adolescência e vivendo na miséria, Lurdes contradizendo o seu cenário, adotou dez filhos que foram cuidados juntamente, com os três filhos biológicos, além de ajudar outras crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade. 

O autor conta que Lourdes acabou se transformando naturalmente numa líder comunitária, ao ajudar as pessoas de uma comunidade (uma invasão hoje conhecida como Sítio do Cardoso), fez campanha política para nomes como Jarbas Vasconcelos, Eduardo Campos e Miguel Arraes, e nunca se intimidou com a miséria. “Lourdes já sofreu dois infartos e teve um AVC. Estamos publicando o 1º volume, que traz metade da vida dela – o volume 2º será lançado no ano que vem. Temas como violência contra a mulher, pedofilia, racismo, alienação parental, adoção, espiritualidade e política, dentre outros, estão presentes nas páginas da obra. Esse livro é um sonho dela materializado, já que a obra foi profetizada por Frei Damião no início dos anos 1970 – numa confissão, ele disse que um dia a história dela viraria livro. A profecia está agora cumprida”, detalhou. A biografada estará presente no dia do lançamento da obra. O livro será vendido no valor de R$ 75,00 e estará a venda na Bienal. 

Sidney fala que lançamento de um livro, tendo em foco o país em que vivemos, com tantos gargalos de leitura e formação cultural, é um grande ato revolucionário, uma forma de bater o pé e afirmar: “nunca desistiremos”. “O livro cumpre papel preponderante na formação intelectual do cidadão, estimulando o pensamento crítico e ampliando a ludicidade; publicar uma obra, ainda mais como essa, biográfica, uma história que precisa ser contada por espelhar o drama de tantas outras crianças, jovens e mulheres, amplia ainda mais o significado literário”, ressaltou.

Em sua trajetória, o escritor busca se desafiar, ser criativo, assim cada livro tem uma ideia própria, que acaba mostrando o seu amadurecimento. Entre suas obras publicadas estão: O Que Importa é o Caminho; O Rei, a Sombra e a Máscara;  A Grande Ilusão; Vic e o Homem Feito de Nuvens; e Noite em Clara – Um Romance e uma Mulher em Fragmentos?. O livro Todos os Amores de Lourdes é o seu primeiro do gênero biografia. No próximo ano será lançado o volume 2 da biografia de Lourdes Alencar. 

Nicéas destaca que a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é a terceira maior do país. Para ele, isso não é pouco, seja por estarmos bem distantes do eixo Sul-Sudeste, onde se concentra o mercado editorial, seja por enfrentarmos os citados gargalos de leitura, aqui muito desafiadores e com pouca atenção política. “Este ano, o tema “Fome de Quê” é um golaço, oportunidade de discutirmos não somente a produção contemporânea, mas de nos debruçarmos sobre questões que não podem ficar em segundo plano. São muitas as fomes e nada melhor do que um ambiente literário, propulsor de discussões e reflexões críticas, para dar luz ao pensamento. Tenho muito orgulho de fazer parte desse time, como diretor geral da Ideação, correalizadora do evento. A expectativa é a melhor possível”, contou.

Serviço: 
 
Evento: Lançamento do livro “Todos os Amores de Lourdes”
Local: Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções 
Data: 8 de outubro, às 17h
Confira os valores da entrada na Bienal e quem tem direito ao acesso gratuito no site: https://www.sympla.com.br/produtor/bienalpe
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL