MÚSICA

'Papo de Ciranda' promove visibilidade dos artistas nas redes sociais

Iniciativa visa celebrar o título de Patrimônio Imaterial do Brasil e contar a trajetória dos artistas

Publicado em: 27/10/2023 12:57 | Atualizado em: 27/10/2023 13:21

 (Foto: Elimar Caranguejo
)
Foto: Elimar Caranguejo
Na próxima sexta (3), a produtora Terno da Mata vai lançar o projeto cultural 'Papo de Ciranda', que reúne doze dos principais representantes da ciranda em Pernambuco para a produção de conteúdo digital, como podcasts e vídeos com as mestras e mestres vinculados à Associação do Coletivo de Cirandas de Pernambuco.
 
Conduzidas pelo apresentador Roger de Renor e registradas por Nilton Pereira, as entrevistas são em forma de episódios em  podcast e audiovisual com 12 cirandeiros. O projeto visa registrar a história da ciranda contada pelos próprios artistas, proporcionando um panorama diversificado dessa manifestação cultural. O local escolhido para as gravações foi o Estúdio Fábrica, localizado no bairro da Várzea.

Durante as entrevistas, os cirandeiros puderam compartilhar suas experiências, apresentar suas músicas e demonstrar a riqueza rítmica da ciranda pernambucana. Os registros em vídeo das entrevistas serão disponibilizados em plataformas de streaming, como o YouTube, e nas redes sociais da Terno da Mata e dos artistas, ampliando o alcance do conteúdo e possibilitando o acesso gratuito por parte do público interessado. Haverá versões em podcast para aqueles que preferem consumir o material em áudio.

O projeto conta com a participação de renomados cirandeiros, incluindo personalidades como Lia de Itamaracá, patrimônio vivo de Pernambuco, Mestre Santino reconhecido como Mestre da Cultura Popular pelo prêmio Ariano Suassuna,  o cirandeiro mais antigo e artista de Nazaré da Mata, e a Ciranda Imperial do Mestre Sérgio Almeida, lendária ciranda que gravou o primeiro LP de ciranda intitulado 'Vamos Cirandar' em 1972 em parceria com Mestre Antônio Baracho e a Ciranda Cobiçada do Mestre Custódio, pela gravadora Rozenblit.

Também estão presentes a ciranda de Zeca Cirandeiro, de Paudalho, Biu Paizinho, da Ciranda Terno da Mata, e o Mestre Anderson Miguel, representante da nova geração da ciranda pernambucana.  Dona Dulce Baracho (Abreu e Lima) filha do Mestre Antônio Baracho, Walter da Ciranda Cobiçada (Olinda) filho do Mestre Custódio, Arnaldo do Amaro Branco (Olinda), Dona Del da Ciranda (Paulista), Dona Cristina que  também é Patrimônio vivo, da Ciranda Dengosa (Recife), e o Mestre Juarez (Cidade Tabajara, em Oinda) são os outros artistas que fazem parte do projeto, que ainda conta com um episódio ao vivo do podcast na Rádio Amunan em Nazaré da Mata-PE. 

Uma das preocupações do projeto é garantir a acessibilidade, e por isso os vídeos contarão com janelas de libras, tornando o conteúdo compreensível para pessoas com deficiência auditiva. Os produtores culturais Sérgio Melo, e Ursula Albuquerque, da Terno da Mata Produções, explicam que: "O Papo de Ciranda busca valorizar e difundir a cultura da ciranda em Pernambuco, permitindo que os próprios artistas compartilhem suas histórias e músicas nas redes sociais com um conteúdo audiovisual profissional. Queremos ampliar a visibilidade desses talentosos cirandeiros e promover a inclusão digital, tornando a ciranda mais acessível a todos."

Realizado pela Terno da Mata e Associação do Coletivo de Cirandas de Pernambuco, o projeto Papo de Ciranda tem incentivo do Funcultura da música e foi concebido tendo como base a VI Conferência Estadual de Cultura, buscando incentivar a pesquisa etnográfica a salvaguarda da memória e a valorização da produção artístico-cultural de segmentos específicos, como a ciranda. 

Programação:

03/11 - Mestre Sérgio Imperial e 04/11- Mestra Cristina 

10/11- Mestre Zeca Ciradeiro  e 11/11- Mestra Del

17/11 - Lia de Itamaracá e 18/11- Mestre Santino Cirandeiro 

24/11 Mestre Arnaldo  e 25/11 - Mestra Dulce Baracho 

01/12- Mestre Anderson Miguel  e 02/12- Mestre Walter 

08/12 - Mestre Juarez e 09/12 - Mestre Biu Paizinho.  

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL