MÊS DA CRIANÇA
Mostra Cine Rua Infantil ocupa praças e pátio do Centro do Recife em outubro
A Mostra Cine Rua Infantil é aberta para todo o público, com o intuito de atingir, em sua maioria, as crianças em situação de rua
Publicado em: 09/10/2023 15:03 | Atualizado em: 09/10/2023 17:56
![]() |
Foto: Fiona Forte |
Em outubro, estreia a Mostra Cine Rua Infantil, com três datas ocupando espaços públicos no centro do Recife. A programação no mês das crianças traz atividades artísticas e pedagógicas gratuitas em sua 1ª edição.
A abertura acontece nesta terça (10), na Praça Dom Vital, em frente ao Mercado de São José, das 16h às 19h, horário também de todos os outros encontros. As sessões seguintes estão marcadas para o dia 14 (sábado), no Pátio de São Pedro, e dia 21 (sábado) na Praça do Diário. Todos os locais possuem acessibilidade arquitetônica e estrutural para pessoas com deficiência (PCD’s).
Além de contar com a presença da intérprete de libras Jaks, que atua na área há 28 anos, durante as exibições e demais atividades para contribuir na inclusão das pessoas surdas, possibilitando o seu acesso à informação e à comunicação. Idealizada pela produtora cultural pernambucana Palas Camila, também pedagoga e educadora popular, a Mostra Cine Rua Infantil é aberta para todo o público, com o intuito de atingir, em sua maioria, as crianças em situação de rua. O projeto tem o incentivo do SIC (Sistema de Incentivo à Cultura), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Recife.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso às produções audiovisuais para a criançada que vive em situação de vulnerabilidade social nas ruas do centro do Recife. Além de levar sessões de cinema infantil ao ar livre, a iniciativa visa reocupar espaços que pertencem à população como praças e pátios. O projeto nasceu do sonho de um cinema sem paredes, na rua”, explica Palas Camila.
Entre as atividades artísticas e pedagógicas estão o espetáculo circense, com apresentação de Raquel Franco, conhecida artisticamente como palhaça Keke Kerubina - 10 de outubro; o show da Barbarize, formada pela dupla Bárbara Espíndola (Babi) e Yuri Lumin desde 2018 (da comunidade do Bode, no Pina, Recife) - 14 de outubro; a apresentação do mestre Lua, que é músico, cantor, compositor e arte educador e atua na comunidade do Bode com capoeira e percussão - 21 de outubro. Nas três datas, a multiartista Mila Barros conduz uma imersão às produções audiovisuais.
O espetáculo circense com a palhaça Keke marca a abertura, a partir das 16h. Atriz, diretora e circense há 21 anos, traz referências cômicas das encruzilhadas das ruas, brinquedos populares e raízes afro-brasileiras e indígenas. Dando continuidade à programação de estreia, a artista visual, grafiteira, arte educadora e produtora cultural Mila Barros ministra a atividade pedagógica de imersão, com a criação de uma cineláctea a partir da paixão de Bia, que é o desenho.
“Arte, cultura e educação são poderosas formas de acessar diversas realidades. A programação da Mostra Cine Rua Infantil é para além do cinema, pois não basta apenas exibir os filmes. É necessário apresentar, conversar e transformar e é por isso que estamos realizando também outras atividades. Nossas atividades também foram adaptadas para atender todos os campos entre o surdo e o ouvinte”, ressalta a idealizadora.
Ao todo, 17 filmes compõem a grade, todos de classificação indicativa livre. Foram selecionados curtas-metragens pernambucanos, nacionais e internacionais e uma série. As sessões ficam divididas por temáticas como cultura popular e sensorial. “Bia Desenha” (direção de Neco Tabosa e roteiro de Kalor Pacheco e Neco Tabosa) abre as exibições da mostra, com a reprodução de seis episódios sobre a história da garota que ama desenhar.
Programação
Mostra Cine Rua Infantil (cinema + atividades artísticas e pedagógicas gratuitas)
Horário: 16h às 19h
Gratuito
Confira o perfil oficial - https://bit.ly/3PRHR6G
Datas e locais
10 de outubro
Praça Dom Vital (em frente ao Mercado de São José)
Atração: espetáculo circense, com apresentação da palhaça Keke Kerubina
14 de outubro
Pátio de São Pedro
Atração: show da Barbarize
21 de outubro
Praça do Diário
Atração: apresentação do mestre de capoeira Lua
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS