CINEMA
Filmes para o Halloween: confira 8 opções de terror e onde assistir
Oito recomendações de diferentes tradições e fases do terror, de clássicos a contemporâneos, disponíveis nos principais serviços de streaming
Por: André Guerra
Publicado em: 24/10/2023 16:39 | Atualizado em: 25/10/2023 16:02
![]() |
Cartaz icônico de O Exorcista (1973) |
Com a chegada do Halloween 2023, veja oito recomendações de filmes de diferentes tradições e fases do terror, de clássicos a contemporâneos, e em qual serviço de streaming assistir.
O EXORCISTA (1973) - Disponível em: HBO Max (versão do diretor), Prime Video (versão do cinema)
![]() |
Divulgação |
Clássico indispensável em qualquer lista de terror e dirigido por William Friedkin (falecido em agosto deste ano), O Exorcista se tornou ao longo das décadas um dos mais influentes trabalhos de toda a história do gênero, além de conter uma das iconografias mais reconhecíveis do cinema. Baseado no livro homônimo de William Blatty, o filme foi indicado a 10 categorias do Oscar - o primeiro filme de terror a conquistar a nomeação a melhor filme na história -, vencendo as estatuetas de roteiro adaptado e mixagem de som. O recente lançamento controverso de O Exorcista: O Devoto, continuação direta do original, pode ser uma boa deixa para conferir ou redescobrir a obra canônica de 1973.
ALIEN: O 8º PASSAGEIRO (1979) - Disponível em: Star Plus
![]() |
Divulgação |
Ícone tanto do terror como da ficção científica, a obra de Ridley Scott - que estabeleceu de vez o nome do cineasta como uma das grande promessas da época - é reverenciada até hoje como um marco na história do filme "de monstro". A trama sobre uma tripulação de uma nave que descobre um ovo misterioso em um asteroide tem sido imitada à exaustão, mas a atmosfera sombria e opressora do filme original continua imbatível. Vencedor do Oscar de melhores efeitos visuais, Alien: O 8º Passageiro - que teve uma excelente sequência, mas outros longas derivados decepcionantes - jamais se tornou datado. Mais aterrorizante do que o filme talvez seja o fato de ele já ter completado quase 45 anos.
OS OUTROS (2001) - Disponível em: Prime Video
![]() |
Divulgação |
Frequentemente listado como um dos finais mais surpreendentes do cinema deste século, o jovem clássico dirigido pelo espanhol Alejandro Amenábar (cineasta outrora promissor que nunca mais chegou perto da excelência vista aqui) e estrelado por Nicole Kidman é um elegante suspense de época de arrepiar os cabelos, mesmo sem mostrar uma gota de sangue na tela. Contando a história de uma mulher viúva que vive com seus dois filhos numa mansão secular em estado de confinamento por conta da fotossensibilidade das crianças, Os Outros é uma história de fantasmas diferente de qualquer outra.
DUAS IRMÃS (2003) - Disponível em: Star Plus
![]() |
Divulgação |
Um dos mais cultuados filmes de terror coreanos da história, este projeto originalmente intitulado apenas como 'Medo' trata de duas irmãs que voltam de uma instituição mental e passam a viver com o pai e uma madrasta misteriosa. Dirigido por Jee Woon-kim, o filme ganhou o remake norte-americano funcional chamado O Mistério das Duas Irmãs, com direção dos Irmãos Guard. Apesar de muitas diferenças, tanto a versão original coreana quanto a feita nos Estados Unidos merecem atenção.
A PELE QUE HABITO (2011) - Disponível em: HBO Max
![]() |
Divulgação |
A controversa única incursão do espanhol Pedro Almodóvar no terror - ainda que muitos possam rejeitar a classificação - é uma adaptação ainda mais complexa do livro Tarântula, do autor francês Thierry Jonquet. Na história, um inescrupuloso cirurgião (Antonio Banderas) mantém em cativeiro uma mulher misteriosa para usá-la como combaia em um experimento que busca criar uma pele resistente a ferimentos. O que parece ser uma trama de ficção científica se revela uma chocante história de vingança e, sobretudo, de identidade. A Pele que Habito possui uma das viradas mais surpreendentes da década passada e homenageia clássicos desde Frankenstein (1931) até Os Olhos sem Rosto (1960).
O ANIMAL CORDIAL (2018) - Disponível em: Netflix
![]() |
Divulgação |
Dirigido por Gabriela Amaral Almeida em uma das estreias mais impressionantes em longa-metragem do cinema brasileiro recente, O Animal Cordial é ao mesmo tempo um tenso e sangrento filme de maníaco e um comentário mordaz sobre distintas fatias da sociedade brasileira. Ambientado inteiramente no interior de um restaurante ao longo de uma única noite, o filme acompanha um dono de restaurante (Murilo Benício) que resolve reagir a um violento assalto da maneira mais extrema que se poderia imaginar. Contando ainda com Camila Morgado, Irandhir Santos e Luciana Paes no elenco, a obra tende a se tornar uma das grandes referências do terror contemporâneo produzido no Brasil.
NOITE PASSADA EM SOHO (2021) - Disponível em: Star Plus
![]() |
Divulgação |
Um dos mais originais e visualmente vistosos filmes de terror dos últimos anos, Noite Passada em Soho, de Edgar Wright (mais conhecido por Baby Driver), conta a história de uma aspirante a estilista (Thomasin McKenzie) que se muda para estudar em Londres, mas, durante o sono, é transportada para visões de uma jovem cantora (Anya-Taylor Joy) dos anos 1960. Simultaneamente uma história de vigamem no tempo, de fantasmas e um mistério de assassinato, o longa explora tanto os horrores da misoginia do presente quanto desconstrói a idealização do passado, reverenciando clássicos do terror britânico no processo, especialmente Repulsa ao sexo (1961).
SORRIA (2022) - Disponível em: Paramount Plus
![]() |
Divulgação |
O maior sucesso comercial do terror do ano passado, Sorria é um tradicional conto de maldição perfeito para quem quer tomar sustos. O diretor estreante em longa Parker Finn adapta seu curta-metragem de maneira articulada com a trama de uma médica que, após testemunhar o suicídio de uma paciente, começa a ter visões cada vez mais perturbadoras de pessoas sorrindo. A crítica e o público abraçaram o projeto e a continuação já foi anunciada para outubro de 2024.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS