Clouds27° / 28° C

CINEMA

Filmes para o Halloween: confira 8 opções de terror e onde assistir

Oito recomendações de diferentes tradições e fases do terror, de clássicos a contemporâneos, disponíveis nos principais serviços de streaming

Publicado em: 24/10/2023 16:39 | Atualizado em: 25/10/2023 16:02

 (Cartaz icônico de O Exorcista (1973))
Cartaz icônico de O Exorcista (1973)
Com a chegada do Halloween 2023, veja oito recomendações de filmes de diferentes tradições e fases do terror, de clássicos a contemporâneos, e em qual serviço de streaming assistir.
 
 
O EXORCISTA (1973) - Disponível em: HBO Max (versão do diretor), Prime Video (versão do cinema)
 (Divulgação)
Divulgação
Clássico indispensável em qualquer lista de terror e dirigido por William Friedkin (falecido em agosto deste ano), O Exorcista se tornou ao longo das décadas um dos mais influentes trabalhos de toda a história do gênero, além de conter uma das iconografias mais reconhecíveis do cinema. Baseado no livro homônimo de William Blatty, o filme foi indicado a 10 categorias do Oscar - o primeiro filme de terror a conquistar a nomeação a melhor filme na história -, vencendo as estatuetas de roteiro adaptado e mixagem de som. O recente lançamento controverso de O Exorcista: O Devoto, continuação direta do original, pode ser uma boa deixa para conferir ou redescobrir a obra canônica de 1973.

ALIEN: O 8º PASSAGEIRO (1979) - Disponível em: Star Plus
 (Divulgação)
Divulgação
Ícone tanto do terror como da ficção científica, a obra de Ridley Scott - que estabeleceu de vez o nome do cineasta como uma das grande promessas da época - é reverenciada até hoje como um marco na história do filme "de monstro". A trama sobre uma tripulação de uma nave que descobre um ovo misterioso em um asteroide tem sido imitada à exaustão, mas a atmosfera sombria e opressora do filme original continua imbatível. Vencedor do Oscar de melhores efeitos visuais, Alien: O 8º Passageiro - que teve uma excelente sequência, mas outros longas derivados decepcionantes - jamais se tornou datado. Mais aterrorizante do que o filme talvez seja o fato de ele já ter completado quase 45 anos.

OS OUTROS (2001) - Disponível em: Prime Video
 (Divulgação)
Divulgação
Frequentemente listado como um dos finais mais surpreendentes do cinema deste século, o jovem clássico dirigido pelo espanhol Alejandro Amenábar (cineasta outrora promissor que nunca mais chegou perto da excelência vista aqui) e estrelado por Nicole Kidman é um elegante suspense de época de arrepiar os cabelos, mesmo sem mostrar uma gota de sangue na tela. Contando a história de uma mulher viúva que vive com seus dois filhos numa mansão secular em estado de confinamento por conta da fotossensibilidade das crianças, Os Outros é uma história de fantasmas diferente de qualquer outra.

DUAS IRMÃS (2003) - Disponível em: Star Plus
 (Divulgação)
Divulgação
Um dos mais cultuados filmes de terror coreanos da história, este projeto originalmente intitulado apenas como 'Medo' trata de duas irmãs que voltam de uma instituição mental e passam a viver com o pai e uma madrasta misteriosa. Dirigido por Jee Woon-kim, o filme ganhou o remake norte-americano funcional chamado O Mistério das Duas Irmãs, com direção dos Irmãos Guard. Apesar de muitas diferenças, tanto a versão original coreana quanto a feita nos Estados Unidos merecem atenção.

A PELE QUE HABITO (2011) - Disponível em: HBO Max
 (Divulgação)
Divulgação
A controversa única incursão do espanhol Pedro Almodóvar no terror - ainda que muitos possam rejeitar a classificação - é uma adaptação ainda mais complexa do livro Tarântula, do autor francês Thierry Jonquet. Na história, um inescrupuloso cirurgião (Antonio Banderas) mantém em cativeiro uma mulher misteriosa para usá-la como combaia em um experimento que busca criar uma pele resistente a ferimentos. O que parece ser uma trama de ficção científica se revela uma chocante história de vingança e, sobretudo, de identidade. A Pele que Habito possui uma das viradas mais surpreendentes da década passada e homenageia clássicos desde Frankenstein (1931) até Os Olhos sem Rosto (1960).

O ANIMAL CORDIAL (2018) - Disponível em: Netflix
 (Divulgação)
Divulgação
Dirigido por Gabriela Amaral Almeida em uma das estreias mais impressionantes em longa-metragem do cinema brasileiro recente, O Animal Cordial é ao mesmo tempo um tenso e sangrento filme de maníaco e um comentário mordaz sobre distintas fatias da sociedade brasileira. Ambientado inteiramente no interior de um restaurante ao longo de uma única noite, o filme acompanha um dono de restaurante (Murilo Benício) que resolve reagir a um violento assalto da maneira mais extrema que se poderia imaginar. Contando ainda com Camila Morgado, Irandhir Santos e Luciana Paes no elenco, a obra tende a se tornar uma das grandes referências do terror contemporâneo produzido no Brasil.

NOITE PASSADA EM SOHO (2021) - Disponível em: Star Plus
 (Divulgação)
Divulgação
Um dos mais originais e visualmente vistosos filmes de terror dos últimos anos, Noite Passada em Soho, de Edgar Wright (mais conhecido por Baby Driver), conta a história de uma aspirante a estilista (Thomasin McKenzie) que se muda para estudar em Londres, mas, durante o sono, é transportada para visões de uma jovem cantora (Anya-Taylor Joy) dos anos 1960. Simultaneamente uma história de vigamem no tempo, de fantasmas e um mistério de assassinato, o longa explora tanto os horrores da misoginia do presente quanto desconstrói a idealização do passado, reverenciando clássicos do terror britânico no processo, especialmente Repulsa ao sexo (1961).
 
SORRIA (2022) - Disponível em: Paramount Plus
 (Divulgação)
Divulgação
O maior sucesso comercial do terror do ano passado, Sorria é um tradicional conto de maldição perfeito para quem quer tomar sustos. O diretor estreante em longa Parker Finn adapta seu curta-metragem de maneira articulada com a trama de uma médica que, após testemunhar o suicídio de uma paciente, começa a ter visões cada vez mais perturbadoras de pessoas sorrindo. A crítica e o público abraçaram o projeto e a continuação já foi anunciada para outubro de 2024. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua