ESPETÁCULO

Peça 'Xirê' marca o retorno do projeto Terça em Cena, na UFPE

A apresentação acontece nesta terça, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Arte e Comunicação (CAC) da UFPE

Publicado em: 26/09/2023 13:46 | Atualizado em: 26/09/2023 15:42

 (Foto: Lucas Carneiro)
Foto: Lucas Carneiro
 O espetáculo 'Xirê', do Coletivo À Margem, marca o início da quarta edição do Terça em Cena, projeto de extensão do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, através da ProExc, em parceria com o FETEAG - Festival de Teatro do Agreste.
 
A apresentação acontece nesta terça, às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Arte e Comunicação (CAC) da UFPE. Além da montagem, o coletivo também oferecerá uma atividade pedagógica que mescla teatro com hip hop, no dia 03 de outubro. Todas as ações do Terça em Cena são gratuitas e acontecerão de setembro de 2023 a maio de 2024.

Xirê é o primeiro trabalho do Coletivo À Margem, pioneiro no teatro hip-hop em Pernambuco. O grupo é formado por jovens artistas residentes de diferentes periferias da Região Metropolitana do Recife e busca levar para a cena as escrevivências dos corpos que vivem à margem, celebrando-os e apresentando narrativas que honram o passado, celebram o presente e constroem futuros.

O movimento hip-hop, suas referências estéticas, sonoras e filosofia, alicerçam o experimento e atravessam toda a sua concepção. A peça utiliza símbolos ancestrais e também contemporâneos para trabalhar questões relativas à invisibilização social de grupos minoritários nas grandes cidades. O cenário conta com paredes cobertas de jornais que ganham intervenções de pichações e grafitagens, em uma ponte entre o rito cênico e a denúncia.

Além da apresentação, no dia 3 de outubro, o Coletivo irá ministrar a oficina prático-pedagógica intitulada Batalha Teatral. Voltada para jovens com interesse em conhecer mais sobre os conceitos e práticas do teatro hip-hop. A ação é adaptável para receber pessoas com deficiência locomotiva.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL