TEATRO
FETEAG divulga programação com espetáculos e ações formativas
Publicado em: 20/09/2023 18:36
![]() |
Foto: Thais Lima. |
O FETEAG - Festival de Teatro do Agreste chega em sua 32ª edição entre os dias 25 de setembro e 8 de outubro, promovendo, gratuitamente, apresentações de espetáculos, oficinas e mediação cultural, em Caruaru e no Recife, e, em novembro, dá continuidade com a Mostra Hilda Felipe, voltada para a celebração de formas diversas de arte. Promovido pelo Teatro Experimental de Arte (TEA), o Festival reúne trabalhos marcados pela diversidade temática e que, juntos, formam um pujante mosaico da produção cênica contemporânea.Este ano, a curadoria reforça seu interesse em estabelecer pontes entre artistas de diferentes localidades, explicitando a universalidade da arte, ao mesmo tempo em que enfatiza as particularidades dos corpos e territórios. Nesta edição, o evento retoma a parceria com renomado criador francês Jérôme Bel, cuja obra “Gala” foi encenada no FETEAG em 2021, e que retorna com um espetáculo que leva o seu nome.
Desde 2019, o coreógrafo e sua companhia não viajam mais de avião, o que o levou a estabelecer parcerias com artistas de diversos países. Esses projetos acabam assumindo uma característica híbrida, participativa e inédita, pois encontram vivências e modos de fazer específicos em cada lugar. Em Pernambuco, o papel de Jérôme será interpretado pelo performer Marcelo Sena.
O circo ganha destaque com o trabalho dos pernambucanos na Cia Devir, que têm desenvolvido uma pesquisa que coloca a arte circense em diálogo com o teatro e a dança, e será apresentado na rua. Do Rio Grande do Norte, participa a renomada companhia Giradança, que conta com bailarinos de diferentes corpos, incluindo pessoas com deficiências físicas e intelectuais. É o caso do Eduardo Mossri, que esteve em Caruaru em 2005, como parte de um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), com a peça “5PSA - O Filho”. Parte dos integrantes deste coletivo fundaram a Cia Hiato, que também voltou ao evento, em 2013. Agora, Mossri leva à cidade do Agreste a peça “Boa Noite Boa Vista”.
O grupo pernambucano Magiluth, um dos mais celebrados do teatro brasileiro contemporâneo, é outro que retorna ao festival, desta vez com o espetáculo “Miró: Estudo nº 2”. Os artistas participaram da maratona cênica pela primeira vez ainda como estudantes da Universidade Federal de Pernambuco e, depois, já profissionais, apresentaram peças e contaram com a parceria do FETEAG para apresentar um ensaio aberto do espetáculo “Apenas o Fim do Mundo”, em 2018.
Movimento semelhante ocorreu com a atriz Nanda Mélo, que vivenciou o festival enquanto era discente, e este ano, na programação, mostra seu trabalho em escolas públicas. O incentivo à participação de estudantes tanto nos palcos, nas plateias e também na produção é uma diretriz marcante do FETEAG, que mantém uma parceria com o curso de Curso de Teatro/Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades formativas compõem outro eixo fundamental do festival, e incluem oficinas de dramaturgia, de montagem do espetáculo "Looping: Pernambuco Overdub", mediação pedagógica, entre outras.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS