STREAMING
Estrela de 'Cangaço Novo', Alice Carvalho personificou ira de Dinorah para mudar carreira
Dezoito meses após terminar as gravações de Cangaço Novo, Alice Carvalho reage com surpresa à recepção ao maior projeto da sua carreira
Por: Allan Lopes
Publicado em: 25/09/2023 11:27 | Atualizado em: 25/09/2023 13:00
![]() |
Atuação de Alice Carvalho, no papel de Dinorah, impactou público na 1ª temporada de Cangaço Novo (Crédito: Jorge Bispo) |
Multiartista e intérprete de produções menos conhecidas do circuito audiovisual brasileiro, Alice Carvalho canalizou técnicas imersivas para dar vida à Dinorah, uma personagem que transformou radicalmente a carreira da atriz nascida em Natal, no Rio Grande do Norte. Um mês após a estreia de Cangaço Novo no Prime Video, Alice, de 27 anos, ainda está se acostumando com a repercussão tanto nas redes sociais, quanto no âmbito profissional. Escalada no filme Angela e na série Guerreiros do Sol, ela também fará o par romântico de Irandhir Santos no remake de Renascer, a próxima novela das 21h na TV Globo, de acordo com informações do O Globo.
Em Cangaço Novo, Dinorah entra em processo de autoconhecimento após a chegada do irmão desaparecido Ubaldo (Allan Souza Lima) em Cratará, uma cidade fictícia no interior do Ceará, onde tem a herança do seu pai biológico. Dinorah cede a Ubaldo - desesperado por dinheiro - e o bando do qual faz parte ganha um novo líder, que reformula os assaltos aos bancos e desafia autoridades locais. Com um passado repleto de traumas, a cangaceira reprime suas emoções humanas enquanto se entrega à rebeldia e à raiva para garantir sua sobrevivência.
![]() |
Dinorah e Ubaldo embarcam em uma aventura preenchida por adrenalina e dinheiro (Crédito: Renato Amoroso) |
Guiada por Fátima Toledo, renomada preparadora de elencos, Alice evocou sensações internas para expressar a tormenta que domina Dinorah ao longo da temporada. Uma das cenas marcantes na jornada emocional da personagem aconteceu no desfecho do quinto episódio, quando ela volta a ser tomada pelo medo do abandono. “O final dessa cena foi a minha última diária de Cangaço. Já estava no sprint final, então foi tudo ou nada”, conta a atriz ao Viver. “O que você pode fazer é se cercar de profissionais e colegas generosos que lhe ajudem a se manter equilibrado em meio a tantas sensações que esse tipo de cena provoca”, pontua.
Após encerrar as filmagens em abril de 2022, Alice dissipou as vibrações extremas exigidas por Dinorah durante a preparação do seu próximo projeto, Guerreiros do Sol, outra produção inspirada no movimento de Lampião que tem previsão de estreia para 2024 no Globoplay. Porém, a repercussão positiva de Cangaço Novo confundiu a cabeça da atriz, preocupada com “overacting” em algumas cenas. “Cangaço foi lançado e bagunçou um pouco a minha cabeça. Me trouxe um lugar de insegurança, porque eu não lembrava de muita coisa que tinha feito. Mas tenho me surpreendido com a resposta das pessoas, principalmente com a aceitação. Acho que isso se deve ao fato de ter me afastado dela”, aponta.
Assídua do Twitter desde 2009, ela logo identificou quando a série viralizou na rede social - o que não reduziu o espanto. "Um pouco de ansiedade", diz ela sobre a reação imediata quando pesquisou Cangaço na área de pesquisa. "Acompanhar o Twitter me fez entender que o Cangaço tinha estourado a bolha. É uma ferramenta que tenho mais proximidade do que o próprio Instagram. Quando eu pesquisava 'Cangaço Novo' e atualizava a cada dois segundos, me dei conta que estourou.
![]() |
Turbulências derrubam a máscara rebelde de Dinorah (Crédito: Renato Amoroso) |
“Há necessidade de uma reparação histórica”, sublinha Alice ao ser questionada sobre a predominância de atores e atrizes do eixo Rio-São Paulo, mesmo em filmes e novelas ambientadas no Nordeste. Cangaço Novo conta com cerca de 90% do elenco proveniente do Nordeste, outro fator preponderante na recepção positiva por parte da opinião pública. “Assim que Cangaço saiu, os primeiros comentários apontavam o orgulho de ver algo verossimilhante, da forma de agir e falar. Não estou falando que ator sulista ou sudestino não deva fazer, mas acho que é o momento de fazer certas reparações acerca de algumas injustiças que foram cometidas”.
Os fãs aguardam com expectativa pela confirmação da segunda temporada, mas Carvalho mantém os pés no chão. “Acho que tem muita coisa pra acontecer e muito público pra alcançar”. Na opinião dela, o final foi pensado nos cenários de renovação ou cancelamento da série. “O final do episódio 8 é uma jogada muito inteligente porque pode acabar ali. Se tiver uma sequência, a gente vai sair bastante no lucro”. Mas a atriz confessa, aos risos: “Tô com saudade da Dinorah”.
Guerreiros do Sol
Alice está focada em Guerreiros do Sol, onde viverá Otília, que apresenta características completamente diferentes de Dinorah. Na trama de época, ela terá romance com sua amiga e militante feminista Jânia, interpretada por Alline Moraes. "Foi uma transição muito gostosa. É uma personagem com veia artística muito bonita e forte. É uma menina analfabeta, muito curiosa. Foi outro lugar de aprendizado, porque eu tive que entender esse lugar de não saber ler e escrever, uma nova forma de se comunicar com o mundo, de uma tímidez muito grande", ressalta.
Assim como fez em Cangaço Novo, a atriz potiguar vive Otília intensamente. Ela insistiu em aprender a tocar sanfona para o papel. "Embarquei nessa onda de estudar um instrumento muito difícil. É uma personagem que se apaixona pela sanfona e não aceitei não aprender a tocar", conta. Além disso, o contexto do cangaço e os valores conservadores da época aumentam a profundidade acerca dos conflitos internos de Otília. "Ela passa por uma descoberca acerca da sua orientação sexual, isso nos anos 1930 quando as mulheres não tinham direito de votar. É uma personagem que entra em um milhão de conflitos e, ao mesmo tempo, tem esse contexto do cangaço clássico. Estou muito apaixonada, principalmente pelo lugar de tranquilidade e de muita poesia que ela me traz".
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS