OFICINAS

No mês de aniversário do artista, Oficina Francisco Brennand reúne programação cultural extensa

Publicado em: 09/06/2023 15:17

 (Crédito: Julio Cavani)
Crédito: Julio Cavani
Combinando a potência museológica do legado artístico de Francisco Brennand a atividades culturais diversas, a Oficina Francisco Brennand oferece ao longo deste mês de junho uma ampla programação para diversos públicos. Na agenda, homenagem ao aniversário do artista que dá nome ao espaço cultural e que faria 96 anos neste domingo (11); continuação da exposição temporária "Devolver a Terra à Pedra que Era: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand"; e uma “Imersão” com a crítica de cinema e curadora Mariana Souza. O clima junino não fica de fora, com Oficina de Forró, comandada pelo professor de dança Daniel Barros, além da presença do Acorda Povo da Várzea, no projeto Ocupa Oficina, com a tradicional procissão da Bandeira de São João.  

Neste domingo, aniversário de Francisco Brennand, a entrada é gratuita para todos os públicos. Nos dias 16 e 17, no projeto Imersão, a curadora e pesquisadora Mariana Souza comanda atividade com foco na prática e na reflexão sobre a escrita crítica e curatorial cinematográfica a partir do tema "Aporias e Fractais:  Identidades Raciais na América e Cultura Visual". A inspiração para a atividade é o Dia do Cinema Brasileiro, celebrado em 19 de junho - a Oficina não abre nas segundas.

No mês que traz a força da cultura popular por meio do São João, o projeto Ocupa Oficina acontece em duas datas. No dia 11, em aula de forró com o dançarino e professor Daniel Barros, e recebendo o "Acorda Povo”, no dia 18, tradicional manifestação popular junina, apresentada ao público por um grupo do bairro do Várzea. “No mês do aniversário de Francisco Brennand, seguimos no propósito firmado pela instituição em aproximar a obra do artista de novos públicos, trazendo novas perspectivas e olhares para esse legado. Além disso, agregamos ao nosso calendário também atividades que espelham o período junino, que é um marco nas tradições nordestinas nas mais variadas expressões culturais.”, pontua Marcos Baptista, presidente da Oficina.  

Devolver a Terra à Pedra que Era: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand
Com curadoria de Júlia Rebouças e Julieta González, a exposição reúne cerca de 150 peças, entre esculturas, pinturas, desenhos, fotografias, vídeos, documentos, esboços, croquis e outros materiais produzidos por Brennand ou relacionados à obra do artista e à história de seu atelier. Para grupos de 10 a 40 pessoas, visitas coletivas podem ser marcadas por meio do e-mail agendamento@oficinafranciscobrennand.org.br. Às sextas e aos sábados, os visitantes podem participar, no período da tarde, dos “10 minutos de conversa”, momentos de mediação com obras específicas do acervo. 

Mês de chuvas 
Em função das características chuvosas do mês, as programações na Oficina estão sujeitas a mudanças em decorrência do tempo

Serviço: 
10 minutos de conversa
Sextas: 14h30 e 16h20
Sábados: 14h30, 15h30 e 16h20
Momentos de mediação com obras específicas da exposição *Devolver a Terra à Pedra que Era -- 50 Anos da Oficina Francisco Brennand

Dia Gratuito
Tema: Aniversário de Francisco Brennand
Data: 11/06
Entrada grátis na Oficina (não precisa de inscrição prévia)

Ocupa Oficina
Tema: Oficina de Forró, com Daniel Barros
Data: 11/06, das 14h às 17h
Inscrições gratuitas abertas, com formulário disponível no link: https://forms.gle/kxVKXZSKjcWEUmtX7

Ocupa Oficina
Tema: Acorda Povo na Oficina, com o Acorda Povo da Várzea
Data: 18/06
As inscrições gratuitas estarão disponíveis no link da bio do instagram @oficinafranciscobrennand

IMERSÃO #8
Tema: "Aporias e Fractais:  Identidades Raciais na América e Cultura Visual", com Mariana Souza
Data: 16 e 17/06
As inscrições gratuitas estarão disponíveis no link da bio do instagram @oficinafranciscobrennand 
Exposição - Devolver a Terra à Pedra que Era: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand
Local: Espaço Accademia da Oficina Francisco Brennand;
Data: até outubro

Funcionamento
De terça a domingo, das 10h às 18h; Bilheteria aberta até as 17h, com ingressos por R$ 15 (meia) e R$ 30.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL