Diario de Pernambuco
Busca

LITERATURA

Dia da Consciência Negra terá festival de literatura no Recife

Publicado em: 16/11/2022 16:02

Jaqueline Fraga organiza a 1ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra (Crédito: Léo Malafaia)
Jaqueline Fraga organiza a 1ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra (Crédito: Léo Malafaia)
No próximo domingo (20), data que marca o Dia da Consciência Negra, o Recife recebe a primeira edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra. Idealizado pela escritora e jornalista Jaqueline Fraga, o evento nasce com o objetivo de evidenciar a literatura produzida por autoras e autores negros, naturais ou radicados em Pernambuco. 

O festival, com entrada gratuita, ocorrerá na Casa Zero, localizada na Rua do Bom Jesus, 227, no Bairro do Recife, das 10h às 18h. O evento contará com lançamento de livro, sessão de autógrafos, palestra e rodas de diálogos. “Estamos no mês da consciência negra e esse é um momento bem simbólico para estrear o festival, que busca ter um calendário permanente com três edições a partir do próximo ano. Nesta edição de estreia, vamos dar voz e evidenciar o trabalho produzido por autoras negras daqui do estado”, comentou a idealizadora.

Para apoiar a realização do festival, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo, que pode receber contribuições até o próximo sábado (19). Quem contribuir tem direito a diferentes recompensas, a depender da faixa de apoio selecionada para a contribuição. As faixas de doações iniciam em R$ 30.

“Apoiando a realização do festival, você estará exercendo um importante papel na luta antirracista. Vamos juntas e juntos promover essa representatividade literária tão necessária e urgente. Inclusive, eu convido aqui as empresas e organizações a também atuarem como patrocinadoras. Esse empenho real é extremamente necessário”, destacou Jaqueline.

Além das contribuições via a campanha de financiamento coletivo, as pessoas e empresas interessadas em apoiar o evento também podem entrar em contato pelo e-mail livronegrasou@gmail.com ou pelos seguintes perfis no Instagram: @jaquefraga_ e @livronegrasou.

Confira a programação completa:

Festival Pernambucano de Literatura Negra
10h - Projeto Mala Preta, com livros escritos por autoras negras pernambucanas 
11h - Versos de resistência e representatividade - roda de conversa com Karinne Costa, Rosângela Nascimento e mediação de Elizabeth Souza
13h - Palestra Movendo as Estruturas, com Jaqueline Fraga
14h - Lançamento do livro Movendo as Estruturas, de Jaqueline Fraga
15h - Escrever como ato político - roda de conversa com Iaranda Barbosa, Maria Cristina Tavares e mediação de Odailta Alves 
16h - Sessão coletiva de autógrafos 
17h - Sarau poético com microfone aberto

Serviço
1º Festival Pernambucano de Literatura Negra
Quando: 20 de novembro, das 10h às 18h
Local: Casa Zero - Rua do Bom Jesus, 227, Bairro do Recife
Campanha de financiamento: https://benfeitoria.com/projeto/festival-pernambucano-de-literatura-negra-11sa
Prazo de doação: 19 de novembro de 2022

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL