Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Repercuti lança disco de percussão com show no Sesc Santo Amaro

Publicado em: 13/10/2022 19:10

 (Foto: Jão Vicente.)
Foto: Jão Vicente.
No próximo dia 18 de outubro, o duo Repercuti, formado por Emerson Coelho e Emerson Rodrigues (Pequeno), apresentará o show do disco de estreia "O Som das Baquetas" no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro. Primeiro e único duo de percussão de Pernambuco, criado há seis anos, o Repercuti faz um trabalho pioneiro na música instrumental, propondo o diálogo da percussão sinfônica com instrumentos afro-brasileiros. Os ingressos estão à venda na Sympla.

“O Som das Baquetas” já está disponibilizado nas plataformas digitais reúne seis composições dos pernambucanos Amaro Freitas, Beto Hortis, César Michiles, Henrique Abino e Laís de Assis, além do próprio Repercuti. A direção geral é do baiano Aquim Sacramento (UFBA), a produção é de Tainá Menezes e o styling de Zarina Moda Afro.

“Recebemos a proposta do Rumos Itaú para mudar o projeto inicial, que era de circulação, para o de gravação de um álbum. Nosso desejo era o de lançar obras inéditas de compositores locais e ter uma equipe com a maioria de pessoas pretas no projeto”, revela Emerson Coelho.

Emerson Rodrigues comenta a importância de fazer um trabalho autoral no cenário desafiador da música no Brasil. “É um projeto que permite que a gente faça do jeito que sempre quis; que nos coloquemos no lugar de criadores, dando a nossa identidade e, quem sabe, inspirando outros percussionistas”, pontua o músico, mais conhecido como Pequeno.

Criado em 2016, quando os integrantes cursavam Bacharelado em Percussão na UFPE, o Repercuti inova no formato incomum para a percussão. Emerson Coelho e Emerson Rodrigues (Pequeno) unem-se pelo desejo de refletir sobre a prática artística no universo da percussão, com foco no estudo de obras de autores variados, buscando experimentar e propor o diálogo da percussão sinfônica e ritmos afro-brasileiros.

O primeiro contato com a música chegou para os artistas de forma distinta: Pequeno cresceu em contato com a música sinfônica na Orquestra Criança Cidadã; Coelho desde a infância teve contato com os ritmos e as tradições afro-brasileiras. Ambos passaram por diversos grupos e orquestras ao longo da carreira (Orquestra Sinfônica Jovem, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Grupo de Percussão do Nordeste, entre outros), atuando juntos em formações como a Orquestra de Câmara de Pernambuco.

O Repercuti participou de dezenas de festivais pelo Nordeste, concertos e espetáculos como o “Baile do Menino Deus”. Em 2019, além da seleção no Rumos Itaú Cultural 2019-2020, integrou os Espetáculos Musicais do Espaço Cultural BNDES/Temporada 2019- 2020 (RJ).
Tags: amaro | santo | sesc | repercuti |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL