° / °

Viver
MÚSICA

Banda de Gilmar Bolla Oito, ex-Nação Zumbi, lança novo single

Publicado: 21/10/2022 às 14:27

/Crédito: Divulgação

(Crédito: Divulgação)

“Tem mangue pelo mundo afora” é o refrão da nova música da Combo X, banda autoral pernambucana. O single “Mangue 3.0”, que já está disponível nas plataformas digitais, foi lançado para mostrar que o mangue continua vivo, criativo e com fôlego para outros 30 anos. 
 
“Cito a faixa de areia sobre o rio e o mar, os pescadores, as marisqueiras, o Pina de Copacabana como referências. Nossa letra e sonoridade caracteriza o movimento manguebeat que teve Chico Science como precursor”, destaca o cantor e compositor Gilmar Bolla 8, criador da Combo X ao lado do músico Jadson Vale, mais conhecido como Bactéria. 

Gilmar e Bactéria são nomes que representam o Manguebeat. Bolla 8 fundou e foi percussionista da Chico Science & Nação Zumbi e Bactéria ex-tecladista da Mundo Livre S/A. Ambas as bandas alicerçaram as bases do movimento. 

A faixa “Mangue 3.0” conta com a produção musical de Valdi Afonjah e do próprio Gilmar, responsável também pela parte artística. A gravação foi realizada no Estúdio X, com produção executiva de Altamiza Melo, edição e mixagem de Fábio Gomes, masterização de Rafael Gomes (AudioFB), além dos teclados de Bactéria. 

Em setembro deste ano, Combo X lançou o show “Mangue 3.0” no seu canal do YouTube para celebrar os 30 anos da publicação do Manifesto do Mangue, que fundamentou o movimento Manguebeat no Recife, surgido na década de 1990. 

A Combo X também é formada pelos músicos Izídio Black (sopros) e Thiago Brandão (guitarra). Nos shows, Valdi Afonjah (voz e violão) tem participado com frequência, ampliando a parceria entre a banda e o artista pernambucano. Ele é um dos pioneiros do reggae e da música afro no Recife.

Mais de Viver