Diario de Pernambuco
Busca

LITERATURA

Brasileiros ganham prêmios no International Latino Book Awards

Publicado em: 15/09/2022 16:35

 (Crédito: Divulgação/ Nanah Vieira e Arquivo Pessoal)
Crédito: Divulgação/ Nanah Vieira e Arquivo Pessoal
Os escritores brasileiros Luciane Mustafá e Vitor Camargo de Melo foram premiados no Internacional Latino Book Awards. Desde 1997, o prêmio prestigia o trabalho de escritores, ilustradores e tradutores de livros. Luciane foi premiada na categoria de melhor livro young adult, com o romance Uma vitória interrompida. A escritora também recebeu menção honrosa pelo título Jovens & sábias. Já Vitor ganhou o prêmio de melhor livro de ficção por Embaixo das unhas.

O International Latino Book Awards é considerado a maior premiação do livro latino-americano nos Estados Unidos. Na galeria de vencedores estão os escritores Gabriel García Márquez, Pablo Neruda, Mario Vargas Llosa e entre outros. Até o momento, 3.194 autores e editoras foram homenageados ao longo dos anos. Em 2020, 297 autores foram reconhecidos em 96 categorias de livros. As categorias incluem: crianças, jovens adultos, não-ficção, ficção, design, tradução e melhores primeiros livros.

Embaixo das unhas: retrato do trabalho análogo à escravidão no Brasil
O romance Embaixo das unhas conta a trajetória de dois trabalhadores rurais escravizados na fazenda de um pecuarista no sul do Pará em 2000. Vitor explica que o livro é fruto de um longo trabalho de pesquisa. "Quando os dois peões conseguem fugir e denunciar o patrão, a violência escala, mergulhando a cidade em uma luta aberta por terras, poder e vingança. Meu pai, Luis Camargo, atuou por muito tempo no combate ao trabalho escravo contemporâneo, como membro do Ministério Público do Trabalho. Acompanhar essa trajetória dele me despertou para esse tema, e me botou em contato com muitos personagens dessa luta. Mais tarde, quando eu cursava antropologia na UnB, e depois no mestrado em Direitos Humanos, a discussão foi meu tema de pesquisa também", diz o escritor.

Vitor Camargo nasceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mas mora em Brasília há 19 anos. De acordo com ele, foi na capital do país que houve a maior parte da formação dele como escritor. "Minha vontade de escrever vem desde adolescente, é uma daquelas histórias recorrentes de alguém que sempre teve muito incentivo de berço para a leitura, sempre convivi com livros, desde criança. Comecei a me arriscar a escrever com 14, 15 anos. Escrevia histórias de terror. Depois fui migrando para o realismo, que acho que foi onde assentei melhor o meu estilo", afirma.

Em 2015, Vitor publicou o primeiro livro, uma antologia de contos intitulada Fratura exposta. O Embaixo das unhas é o terceiro livro e primeiro romance do escritor. "Quando terminei o mestrado, fui trabalhar em um projeto da Comissão Pastoral da Terra no norte de Tocantins, fazendo pesquisa com as comunidades de onde emigravam trabalhadores em situações de vulnerabilidade; em alguns casos, que acabam enredados em situações de trabalho escravo mesmo. Foi desse tempo, vivendo próximo ao Araguaia, que levantei a maior parte das informações que me ajudaram a criar o cenário do livro, a conhecer um pouco da realidade no campo e a construir elementos dos personagens, que acabam tendo muita inspiração nas pessoas reais que conheci ao longo do trabalho", lembra.

Para ele, ter sido premiado no International Latino Book Awards significa reconhecimento e validação no meio literário. Além disso, Vitor espera que o tema abordado no livro ganhe cada vez mais destaque no país, a fim de que o trabalho análogo à escravidão seja erradicado. "Ser premiado é sempre um motivo de alegria. Eu gostaria que o prêmio pudesse fazer algo pelo tema também, que ajudasse a botar em evidência as discussões em torno do trabalho escravo contemporâneo, que é uma realidade brutal do nosso país, sobretudo no momento atual que nós vivemos, de ataques sistemáticos aos direitos trabalhistas e às garantias de dignidade para trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo de extratos sociais mais vulnerabilizados", defende o escritor.

Uma vitória interrompida: saga de cinco adolescentes
O romance Uma vitória interrompida aborda questões como o relacionamento entre pais e filhos, os desafios, amizades, paixões e também os riscos de escolhas insensatas, como o uso de álcool e drogas. "O entrelaçamento das vidas de cinco adolescentes num colégio brasileiro é o mote desse romance. O livro começa com a volta de Lucas dos Estados Unidos, após receber alta de um tratamento de câncer. Seu amigo de infância, Felipe, o espera para compartilhar as aventuras que sempre uniram os dois: as competições esportivas, o cotidiano na escola e a convivência com as amigas Evelyn, Lud e sua irmã Mari. Mas Lucas não é o mesmo, algo com o qual seus amigos e ele mesmo precisam conviver", resume Luciane Mustafá.

Para a escritora, a literatura é o meio de recontar a vida com suas inquietações e beleza, seus mistérios e tesouros. "Escrever Uma vitória interrompida é uma oportunidade de falar com os jovens, sedentos por mudanças em suas vidas, mesmo que inconscientes. Há uma lacuna pleiteando ser preenchida, e isso é refletido na intensidade dos dramas vividos por eles e seus familiares. Nunca antes vimos jovens tão frustrados e perdidos, em busca de um propósito. Busco esse resgate com meu livro por meio dessa história que transporta o leitor às experiências dos adolescentes, suas descobertas e transformações", conta.

Luciana Mustafá nasceu em Goiânia e mora em Brasília há 14 anos. Para ela, uma história envolvente pode alcançar "o mais íntimo do ser humano". A escritora se sente bastante feliz com a premiação que recebeu. "É uma das maiores satisfações que experimento neste momento, a sensação de ter feito bem a lição de casa. É o reconhecimento de uma jornada construída com dedicação e perseverança", diz.

Já na coletânea de contos Jovens & sábias, que recebeu menção honrosa, Luciane disse que se inspirou na importância de amadurecer com leveza e graça. "Como decidimos viver e envelhecer? Nós nos apossamos das experiências com o passar dos anos ou nos atolamos em uma vida imatura e sem sentido? Amadurecer, sem jamais perder a leveza e a paixão da juventude — é o lema desta pequena e grande obra", explica.

O título é composto por dez contos, tendo Valentina como protagonista em fases diferentes da vida. "Ao acompanhar a saga dessa heroína, que é uma mulher comum, mas tem um olhar maduro, o leitor é transportado a um mundo de possibilidades e escolhas, decisões essas que enobrecem e colorem a vida. Porque é o significado pessoal de cada experiência vivida que define a profundidade e a ressonância das nossas experiências", destaca a escritora.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL