Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

A era dos Jetsons! Conheça as tecnologias do desenho que estão entre nós

Publicado em: 27/07/2022 14:30

 (crédito: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
crédito: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
Em 1962, um desenho animado propunha vislumbrar a futurística vida dos seres humanos dali a 100 anos, no ano de 2062. Com a premissa diametralmente oposta aos famosos Flintstones, nascia Os Jetsons. Foi feita uma comparação das tecnologias atuais com as da produção para analisar se a era dos Jetsons, de fato, chegou.

Com o sucesso dos Flintstones, família animada que vivia na idade da pedra, os criadores William Hanna e Joseph Barbera arriscaram imaginar como seria a vida humana no futuro. Os Jetsons chegaram ao canal estadunidense ABC em 1962. À época, o projeto durou apenas uma temporada, mas foi o suficiente para entrar no imaginário popular e tornar-se o arquétipo do futuro. O sucesso fez com que o desenho voltasse a ser produzido nos anos 1980 e ganhasse um filme em 1990. No Brasil, a obra foi exibida no canal aberto SBT e reprisada de forma que várias gerações de crianças pudessem imaginar a vida com carros voadores, tecnologias incríveis e robôs.

Sabe-se que George Jetson, o amoroso e desastrado pai de família, tem 40 anos completos em 2062, ano no qual o desenho se passa. Isso significa que o protagonista nasce em 2022. Ainda que não haja consenso da data precisa, discute-se que o marido de Jane e pai de Judy e Elroy tenha nascido entre o fim de julho e início de agosto. Para comemorar a chegada da era dos Jetsons, confira as tecnologias propostas por Hanna e Barbera há 60 anos que já estão entre nós.

Vídeo-chamada

 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions

As vídeo-chamadas foram fundamentais para que a sociedade continuasse a funcionar durante a pandemia. Organizações usaram o recurso, escolas passaram a dar aula remota, e as pessoas puderam matar a saudade de quem estava longe. A tecnologia, incorporada à nossa realidade social em 2022, era futurística o bastante para ser usada pelos Jetsons. 

Tevê de tela plana
 
 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 
 
Eletrodoméstico comum em várias casas mundo afora, a televisão de espessura finíssima que conhecemos não era uma realidade em 1962. O desenho criado por Hanna e Barbera era transmitido em aparelhos robustos de tubo, que tiveram vida longa no Brasil e começaram a sumir no início do século 21. Faria sentido imaginar que, um século depois, o aparelho ficaria mais leve e com menos espessura.

Smartwatch
 
 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 

Relógios de pulso eram um artigo de moda em alta nos anos 1960. Era preciso ter acesso às horas para viver em um mundo sincronizado e acelerado. Os Jetsons se perguntam, então, se aquele objeto poderia fazer muito mais do que indicar horas e minutos. A resposta veio nos anos 2010, com os smartwatches, ou relógios inteligentes, que se assemelham a um celular de pulso.

Robô aspirador de pó

 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 
Em alguns episódios do desenho, podemos ver Jane, matriarca da família, ativar um pequeno robô que, com destreza, aspira a casa e a deixa livre de poeira. Hoje, os pequenos e incessantes robôs já podem ser vistos perambulando pelas casas brasileiras. Ainda que seja uma tecnologia recente, os modelos têm se tornado mais acessíveis.

Carros voadores
 
 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 

Um dos maiores clichês quando se trata de retratar o futuro em produções audiovisuais, os carros voadores são o veículo padrão no mundo dos Jetsons. Em 2022, ainda não há veículos como aqueles em circulação no céu, mas a promessa já existe. A Eve, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, anunciou que lançará os primeiros carros voadores brasileiros em 2026. Em 2035, a empresa prevê que mais de 200 carros voadores estejam disponíveis para transportar 4,5 milhões de passageiros em mais de 100 rotas anualmente.
 
 
 
Robôs
 
 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 

Rosey, a robô faxineira, é a alma do desenho. A produção era voltada às crianças, mas eram os pais que sonhavam com a prestativa secretária do lar movida a bateria. Assim como os carros voadores, os robôs ainda não são corriqueiros, mas há empresas na luta para que se tornem. A Aeolus Robotics anunciou um robô doméstico que, por coincidência, muito se assemelha ao formato humanoide de Rosey.
 
 

Jetpack
 
 (foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions)
foto: Reprodução/Hanna-Barbera Productions
 

Se as tecnologias do desenho conquistavam pela funcionalidade, o jetpack ganhava as crianças pela potencial diversão. Colocar uma mochila nas costas e voar, assim como Elroy, era o sonho de consumo dos pequenos espectadores. Hoje, a tecnologia é real. A empresa JetPack Aviation vendeu, em 2021, unidades para militares de um país do sudeste asiático.
 
 (foto: Reprodução/Jetpack Aviation)
foto: Reprodução/Jetpack Aviation
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL