Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

GOOGLE ARTS & CULTURE

Gilberto Gil ganha museu virtual no Google com gravações históricas

Publicado em: 14/06/2022 11:59 | Atualizado em: 14/06/2022 12:03

 (Foto: Roberto Fonseca/CB)
Foto: Roberto Fonseca/CB
No ano em que completa 80 anos de idade e tornou-se um imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil ganhou uma mostra digital na plataforma Google Arts & Culture, intitulada O ritmo de Gil. A novidade foi anunciada na manhã desta terça-feira (14/6) durante o Google for Brasil, em São Paulo, evento em que a gigante da tecnologia apresentou uma série de ações previstas para os próximos meses em cultura, economia, capacitação profissional, entre outros.


O museu digital é uma homenagem à vida e à obra do artista. Disponível em português e espanhol, essa é a primeira retrospectiva de uma artista brasileiro vivo na plataforma global. O acervo conta com mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de vídeos e gravações históricas digitalizadas. Entre elas está um disco nunca lançado, gravado em 1982 em Nova York, que acabou perdido na volta do cantor ao Brasil.

O álbum perdido foi encontrado pelos pesquisadores Chris Fuscaldo e Ricardo Schott durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais. Gravações inéditas de Gilberto Gil, como a música You need love, poderão ser ouvidas, além de conhecer o contexto de sua produção.


“O disco acabou perdido por questões contratuais. Só agora muito recentemente, após muitas pesquisas, conseguimos localizá-lo. Um resgate feito por meio de uma fita cassete. Um disco de 40 anos atrás é precioso. E que fica agora mais especial com o lançamento da coleção”, afirmou Gilberto Gil.


O acervo conta com documentos, fotos e vídeos da carreira do artista mostrando como a trajetória  dele influenciou a cultura brasileira e o cenário musical global. A coleção explora Gilberto Gil em três partes: a música, o homem e a influência internacional.

"É uma grande coleção que espero que seja bem recebida por todos, que possa ajudar no avanço e compartilhamento do meu trabalho", disse Gil. "Vai abranger todo o campo de manifestação do Gilberto Gil em todas as áreas de atuação."

A música: um legado imortal 


A coleção traz seções dedicadas à música de Gilberto Gil, que reúnem a discografia dele e oferecem um passeio pela trajetória artística. Nelas, também será possível reviver a história do baiano com as composições e a íntima relação com o violão e a sanfona, instrumentos favoritos do tropicalista.

O homem: momentos que fizeram Gil

A coleção terá seções dedicadas à biografia do artista, desde a infância, passando pela adolescência com detalhes de como os pais de Gil foram importantes para carreira dele, até quando tomou posse como imortal da ABL pela contribuição para a literatura brasileira. Com fotos e retratos íntimos de família, essa é uma janela para o início da vida de um dos músicos mais influentes do mundo.

Gil: o artista global


Em registros raros, essa coleção mostra como Gil é um artista completo e global, como seu talento impactou a cultura brasileira e como isso o aproximou de outros grandes artistas nacionais e internacionais.

O museu digital já está disponível. Confira clicando aqui.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco