° / °

Viver
TEATRO

Trema!Festival retorna após hiato de três anos e celebra 10 anos de existência

Publicado: 18/04/2022 às 19:45

/Imagem/Divulgação.

(Imagem/Divulgação.)

O evento Trema!Festival, que completa 10 anos de existência e já se consolida como um dos principais eventos cênicos do Brasil, volta nesta terça-feira (19) após um hiato de três anos com 27 espetáculos nacionais e internacionais, conversas, lançamentos de publicações e atividades formativas, serão ocupados para o festival os teatros Apolo-Hermilo, Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Galpão das Artes (Limoeiro), Reduto Coletivo (Surubim), Caverna Coletivo (Olinda), além de ruas das cidades. Artistas mexicanos, chilenos e portugueses farão parte do festival de forma presencial, e a programação está dividida em Lado A, que estreia hoje e vai até o dia 24, e Lado B, que fica do dia 26 até 1º de maio. 

A programação inclui também a presença do dramaturgo chileno Alexis Moreno, do Teatro La María, que irá ministrar o workshop de dramaturgia "Cinco aproximações a uma cena". Já a "Oficina teatral para pessoas trans e travestis" será guiada pelas cearenses Noá Bonoba, atriz e travesti, e pela multiartista trans não-binário, Marín. O grupo natalense Gira Dança, que inclui bailarinos com e sem deficiência, vai apresentar o espetáculo "Branco: dança que ninguém quer ver" e o coletivo "No barraco da Constância Tem!", nova revelação do teatro cearense que irá se apresentar em jornada dupla com Mystura Tropycal. Entre as programações locais, o festival conta com a estreia de "Poema", obra de Edjalma Freitas, "re_Luzir", solo de Marconi Bispo; e "Solo Fértil", obra de Ludmila Pessoa.
 
 

Os espetáculos locais e as atividades formativas serão oferecidos de forma gratuita para à população. Já as apresentações nacionais e internacionais possuem valores  democráticos de R$ 20 inteira e R$ 10 para o público com direito a meia-entrada. Além disso, 10% dos ingressos serão disponibilizados para alunos de escolas públicas de todo o Estado como forma de potencializar ainda mais o caráter democrático que rege o evento. Os espetáculos locais terão distribuição de ingressos sempre 1h antes das sessões.

O artista Pedro Vilela, organizador do Trema!Festival, falou sobre os riscos que a pandemia ainda impõe sobre todos os eventos e a preocupação que isso gera na equipe, mas demonstrou otimismo na programação e destacou a importância do momento do país em que o evento se insere.

"Torcemos para que poçamos fazer um belíssimo festival mesmo com as coisas ainda não 100% resolvidas com relação à pandemia e certamente nosso empenho é gigantesco. Estamos muito feliz em reencontrar a cidade, reencontrar o público recifense. Temos  percebido que os artistas tem sofrido muito nos últimos anos com perseguições e narrativas falsas. Poder celebrar a arte num momento como esse também é uma forma de continuarmos vivos, arte essa que atravessa milênios e nunca vai ser destruída, mesmo que muitos tentem. Mais do que tudo isso, esse período agora é muito importante para que possamos construir nossos fronts para o futuro", afirma. 
 
O Trema!Festival é exclusivo para vacinados. Todo o público, equipe e artistas devem estar com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Dessa maneira, na entrada, será exigida do espectador a apresentação obrigatória do certificado digital de comprovação das vacinas ou o cartão físico junto com o documento original de identificação.  

A programação completa e a venda de ingressos nacionais e internacionais pode ser acessada no site: www.tremafestival.com.br  

Mais de Viver