Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Edmilson do Coco lança primeiro álbum nesta sexta (29)

Publicado em: 27/04/2022 10:00

 (Edmilson do Coco é membro da União Olindense de Coco de Roda de Pernambuco, integrando o grupo de mestras e mestres que compõem a entidade. Fotografia: Bruno Carvalho.)
Edmilson do Coco é membro da União Olindense de Coco de Roda de Pernambuco, integrando o grupo de mestras e mestres que compõem a entidade. Fotografia: Bruno Carvalho.
Edmilson Bispo dos Santos, mais conhecido como Edmilson do Coco, compositor e cantador pernambucano de Coco de Roda, está lajnçando seu primeiro álbum, “Eu sou Verdadeiro - Mestre Edmilson do Coco”, nesta sexta-feira (29), com seis faixas autorais. Edmilson é um dos representantes mais antigos da expressão cultural de Olinda, sendo símbolo de resistência que até hoje atua na manutenção da tradição do coco de roda no bairro do Amaro Branco. Atualmente, participa dos encontros de sambadas mensais da Sambada do Coco do Pneu e dos eventos do Estado de Pernambuco nos ciclos carnavalescos, juninos e natalinos.

“Não leio e nem escrevo minhas composições. A queda de um coqueiro me fez esquecer as letras. Componho por meio da oralidade e pelas entoadas nas sambadas de coco do bairro e região, ritmo que conta com mais de 100 anos de tradição no Amaro Branco. Venho cantando coco há 30 anos. Gosto da brincadeira, gosto de coração. Comecei a cantar coco, gostei da brincadeira e sigo até hoje”, conta o mestre.
 
 (Fotografia: Bruno Carvalho.)
Fotografia: Bruno Carvalho.
Irmão do consagrado Mestre Ferrugem, Edmilson passou por grupos como Coco do Amaro Branco e Coco do Pneu, revelando-se, a partir daí, como compositor e cantor. “O registro dessas canções do álbum contribui com a salvaguarda do fazer criativo, artístico e cultural do coco de praia de Olinda por via da difusão das expressões culturais. Quando faço coco, às vezes estou dormindo. Quando acordo, ele está pronto, então eu canto e já boto na nota”, comenta.

A gravação do álbum, que aconteceu no Estúdio 1, em fevereiro deste ano, é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc no Estado de Pernambuco, com a realização da produtora Aluar - Laboratório Cultural, representada pelas produtoras Luanda Maciel e Laís Cabral. Além de Edmilson na voz, a parte musical tem Caillany Barbosa (neta), Edilene Santos (filha), Marcela Souza e Ceci Medeiros no backing vocals, Raiani Anunciação no ganzá e Isaac Souza e Márcio Melo (neto) nas percussões. O projeto também conta com a direção musical da musicista e arte educadora Ceci Medeiros, a produção fonográfica de Adriano Duprat e a distribuição das faixas pela gestora musical Jéssica Marinho.
TAGS: álbum | música | roda | de | coco | coco | do | edmilson |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco