Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Artes plásticas

Segunda edição da Galeria Urbana mostra obra de doze mestres do artesanato pernambucano em Boa Viagem

Publicado em: 10/11/2021 16:30

Exibição é também uma homenagem da Rio Ave à arquiteta pernambucana Janete Costa, impulsionadora da cultura regional (Divulgação)
Exibição é também uma homenagem da Rio Ave à arquiteta pernambucana Janete Costa, impulsionadora da cultura regional (Divulgação)
Em uma iniciativa de valorização da cultura regional, as obras de doze artistas populares de Pernambuco estão em exibição em nova edição da Galeria Urbana criada pela Rio Ave em uma movimentada esquina da Zona Sul do Recife.

A construtora repete a gentileza urbana e leva esculturas originais e reproduções em imagens de trabalhos dos mestres para vestir os tapumes em volta do seu próximo lançamento, no cruzamento da Rua Arthur Muniz com a Avenida Conselheiro Aguiar, na altura do Segundo Jardim, atrás do Edifício Califórnia.

A mostra, que já está sendo exibida, é uma homenagem à arquiteta e designer Janete Costa, que sempre buscou inserir elementos da arte nordestina em projetos modernos de arquitetura e em grandes exposições nacionais e internacionais. Parte das obras exibidas são do seu acervo pessoal e da sua família.

A galeria traz as produções dos mestres Galdino, Nuca, Lourenço, Eudócio, Nicola, J. Borges, Maria Amélia, Fida, Joaquim de Tracunhaém, Cunha, Vitalino e Bajado, ícones do artesanato do Estado. Desta vez, a galeria vai além e terá, além de fotografias, amostras reais das artes. Os visitantes poderão conferir pessoalmente as obras conhecidas como: o Leão de Nuca, a Cabeça de Nicola, o Barco de Zé Alves e o Boi de Eudócio, dispostos em nichos ao longo do mural. Cada obra será acompanhada por informações e um QR Code, por meio do qual é possível acessar mais detalhes sobre os autores.

A curadoria foi feita pelas próprias filhas de Janete, a galerista Lucia Santos e a arquiteta Roberta Borsoi.
TAGS: cultura | artesanato | arte |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Grupo Diario de Pernambuco