Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Cidades

Recife é eleita 'cidade da música' pela Unesco

Publicado em: 08/11/2021 17:27

Criada em 2004 e já concedida a outras cidades do país, a condecoração foi confirmada após avaliação da Unesco, em Paris (Foto: Bruno Lima/MTur)
Criada em 2004 e já concedida a outras cidades do país, a condecoração foi confirmada após avaliação da Unesco, em Paris (Foto: Bruno Lima/MTur)
Recife agora também é “a cidade da música”. Nesta segunda-feira (8), a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que concedeu o título.

Criada em 2004 e já concedida a outras cidades do país, a condecoração foi confirmada após avaliação da Unesco, em Paris, na França, após crivo de uma comissão formada especificamente para a eleição.

O título tem como objetivo principal promover a cooperação internacional entre os locais que investem na criatividade, por meio de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vitalidade cultural. 

No total, 296 municípios ao redor do mundo são reconhecidos, entre 90 países. A divisão acontece por categorias culturais: arte e artesanato; design; cinema; gastronomia; literatura; artes - comunicação e mídia; e música.

No Nordeste, Salvador também foi agraciada na categoria “música”, Campina Grande no quesito “mídia”, João Pessoa em “artesanato e artes populares”, e Fortaleza em “design”.

Confira a lista completa:

Belém: gastronomia;
Belo Horizonte: gastronomia;
Brasília: design;
Campina Grande: artes - comunicação e mídia;
Curitiba: design;
Florianópolis: gastronomia;
Fortaleza: design;
João Pessoa: artesanato e artes populares;
Paraty: gastronomia;
Recife: música;
Salvador: música;
Santos: cinema.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Reino Unido aprova mais um medicamento contra Covid-19
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Grupo Diario de Pernambuco