Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TV

Globo exibe especial 'Falas Negras' no próximo sábado (20)

Publicado em: 19/11/2021 20:35

A chef pernambucana Negralinda é uma das personagens do programa (Globo/Divulgação)
A chef pernambucana Negralinda é uma das personagens do programa (Globo/Divulgação)
No noite do próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra, a TV Globo exibi o especial Falas Negras, trazendo cinco personagens pretos referências em suas áreas de atuação que falam sobre seus caminhos, sucessos e as dificuldade impostas pelo racismo. Pernambuco é representado pela chef Negralinda, que compõe o elenco do especial ao lado do pedreiro baiano Geomar Rabelo, da professora mato-grossense Ana Fernandes, do produtor audiovisual gaúcho Crystom Rodrigues e da médica carioca Fátima Oladejo.

O programa discutirá questões como  a sobre a persistência de um imaginário que relaciona pessoas negras a profissões de salários mais baixos e de pouco reconhecimento, além de trazer outras perspectivas para o futuro. A atração também contará com a participação de dez artistas plásticos negros: Cety Soledad, Del Nunes, Diego Mouro, Kika Carvalho, Lidia Viber, Marcos da Matta, Mariana Sguilla, Marlon Amaro, Mulambö e Robinho Santana.

"É triste você não ter essa valorização da igualdade. De você ter um salário igual ao dos outros, por exemplo. Muitas vezes, a gente não consegue um cargo de gerente, de presidente, de diretor, por conta da nossa cor. E essa questão do racismo estrutural mexe muito porque a gente sabe que é a nossa realidade. A gente vive numa sociedade racista que ainda tem muito forte essa questão do preconceito", comentou a chef pernambucana. 

Na ocasião, também será exibida uma apresentação da cantora Alcione e do cantor e compositor Caio Prado, em uma parceria inédita na música Não Sou Teu Negro. O programa é dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias. Temos que pensar não só em pessoas pretas contando suas próprias narrativas, mas como narradoras do mundo também. Se narrar é construir mundos possíveis, universos compartilhados, só com pessoas pretas narrando, teremos uma nação dentro dessa terra”, comentou Naína, em comunicado divulgado à imprensa. 

O especial vai ao ar após a novela Um Lugar ao Sol, sendo exibido também posteriormente no GNT (dia 22, OH) e no Canal Brasil (dia 26, 19h10). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco