Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

Música

Abulidu faz show gratuito no Armazém do Campo nesta sexta-feira (26)

Publicado em: 25/11/2021 17:19

Às 20h, grupo musical de raízes afro-brasileiras se apresenta presencialmente no Centro do Recife (Foto: Divulgação
)
Às 20h, grupo musical de raízes afro-brasileiras se apresenta presencialmente no Centro do Recife (Foto: Divulgação )
Banda pernambucana afro-brasileira autoral, Abulidu se apresenta, com show gratuito, no Armazém do Campo, no Centro do Recife, nesta sexta-feira (26), às 20h.

O grupo é formado por Hélio Machado (cantor e compositor), Thúlio Xambá (percussões e voz), Arnaldo Monte (percussões), Paulo Alves (violão e voz), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo), além dos trabalhos técnicos de Caravela.

Este ano, no mês de maio, Abulidu lançou nas plataformas digitais o seu primeiro single e clipe Quilombo Urbano do EP homônimo.

O último show presencial do grupo foi no ano passado, no Carnaval do Recife. Na ocasião, subiu ao palco do Pátio de São Pedro, Área Central do Recife. Pouco tempo antes, houve uma apresentação inédita da banda no Pré-Amp, concurso de música autoral de Pernambuco, em fevereiro de 2020.
 
 

O nome Abulidu surgiu da união dos verbos transitivos abolir e bulir (gíria do Nordeste). A banda nasceu no fim de 2019, quando Hélio Machado, da comunidade Suvaco da Cobra, no município de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), se reconheceu negro no Museu da Abolição, no bairro da Madalena, no Recife. Em seguida, encontrou outros cinco músicos pretos de origem periférica que também levantam a bandeira do movimento negro. Todos são pernambucanos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Variante ômicron representa risco elevado para o planeta
Grupo Diario de Pernambuco