Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

REGISTROS

Sérgio Lemos lança livro 'Papangus de Bezerros' no Agreste

Publicado em: 07/10/2021 16:00

Título reúne fotografias e pinturas de Lemos sobre os tradicionais personagens da cultura popular pernambucana (Divulgação)
Título reúne fotografias e pinturas de Lemos sobre os tradicionais personagens da cultura popular pernambucana (Divulgação)
O artista plástico pernambucano Sérgio Lemos lança, nesta sexta-feira, o livro "Os Papangus de Bezerros", no Centro de Artesanato da cidade que dá nome ao livro. A obra reúne uma série de registros fotográficos e em pintura que Lemos realizou em torno desses grandes personagens culturais durante as décadas de 1980 e 1990. 

São 109 páginas carregadas pelo olhar de Sérgio sobre os papangus, entre fotografias e pinturas em diversos suportes, acompanhadas por textos assinados por nomes como Valda Colares, Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro. A obra foi lançada durante a atual edição da Bienal do Livro de Pernambuco e agora segue para o município do Agreste que a inspirou. 

Sérgio Lemos é formado no curso de Pintura na Escola Superior de Artes da Universidade Federal de Pernambuco e tem mais de 50 anos de pintura, realizando exposições em diversos países como Alemanha, França, Bélgica, México, Suécia, Colômbia, Estados Unidos e Portugal. No Brasil, sua obra já foi vista em várias cidades, como Belo Horizonte, João Pessoa, Olinda, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

“Sempre gostei de Carnaval e fui folião a minha vida toda. Como o meu pai é natural de Bezerros, passei a frequentar todos os anos as festas de lá. Com o passar do tempo, muito dessa cultura foi descaracterizada, mas há ainda uma resistência muito forte para que a tradição seja mantida”, afirmou Sérgio, em material divulgado à imprensa. No evento, os grupos de papangus Balé Popular Papanguarte e o Grupo de Danças Folclóricas Folc Popular se apresentarão no hall do Centro de Artesanato. No auditório do mesmo espaço, estarão expostas três telas criadas por Lemos e presentes no livro. O evento está marcado para às 15h. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Grupo Diario de Pernambuco