Diario de Pernambuco
Busca

ESCOLHA

Música de Jorge Ben Jor é única brasileira na lista de melhores da história

Por: Portal Uai

Publicado em: 17/10/2021 19:02

 (Foto: Leonardo Aversa/Divulgação)
Foto: Leonardo Aversa/Divulgação
Quase duas décadas depois de lançar a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone atualizou seu famoso ranking. Para fazer a nova seleção, a publicação norte-americana convocou mais de 250 artistas, músicos e produtores, além de críticos e jornalistas da indústria musical.

"Cada um enviou uma lista com um ranking de suas 50 músicas favoritas de todos os tempos, e tabulamos os resultados", explicou a publicação. Das 500 novas músicas selecionadas, há apenas uma brasileira. Ponta de lança africano (Umbabarauma) , lançada em 1976 por Jorge Ben Jor , aparece como a 351ª colocada. A música é a primeira faixa do álbum África Brasil .

A influente revista musical classificou o cantor e compositor como “um artista versátil” e destacou que ele “combinou sem esforço bossa nova e samba com rock e funk”. A maior parte das canções são em inglês, sendo a maioria delas lançada nos Estados Unidos . Segundo a publicação, mais da metade — 254 ao todo —não estavam presentes na lista original, publicada em 2004 , incluindo um terço das 100 primeiras.

A grande campeã do ranking é Respect ( 1967 ), composição de Otis Redding na voz da rainha do soul Aretha Franklin , retirando o clássico Like a Rolling Stone ( 1965 ), de Bob Dylan , do topo.

As 10 primeiras colocações são completadas por: Fight the power ( 1989 ), do Public Enemy , na segunda posição; A change is gonna come ( 1964 ), de Sam Cooke , em terceiro lugar; o citado sucesso de Bob Dylan , na quarta posição; e Smells like teen spirit ( 1991 ), do Nirvana , em quinto lugar; What's going on ( 1971 ), do Marvin Gaye , na sexta posição; Strawberry fields forever ( 1967 ), dos The Beatles , em sexto lugar; e Get ur freak on ( 2001 ), do Missy Elliott , na oitava posição; Dreams ( 1977 ), do Fleetwood Mac , em novo lugar; e Hey ya! ( 2003 ), de Outkast , na décima posição.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL