Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TEATRO

Dois espetáculos pernambucanos integram Festival Digital Palco Giratório

Publicado em: 01/10/2021 10:10

Os espetáculos 'Roda' e 'Meia-Noite' serão transmitidos de forma on-line e gratuita pelo canal do Sesc Brasil (Foto: Max Levay/Divulgação)
Os espetáculos 'Roda' e 'Meia-Noite' serão transmitidos de forma on-line e gratuita pelo canal do Sesc Brasil (Foto: Max Levay/Divulgação)
Dois espetáculos representam Pernambuco na programação da 23ª edição do Festival Digital Palco Giratório. Roda, de Rapha Santa Cruz, e Meia-Noite, de Orun Santana, estão entre as 17 transmissões ao vivo que o projeto vai exibir no Youtube Sesc Brasil de forma gratuita. Elas vão substituir o circuito que, antes da pandemia, rodava o país de forma presencial. Os espetáculos são dos grupos selecionados para a edição de 2020 e vão acontecer até o próximo dia 16.
 
O grande diferencial deste ano é a forma de construção da programação. Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc nos estados (sem público) e transmitidos para todo o Brasil. Em Pernambuco, o espetáculo Roda será transmitido neste sábado (02) ao vivo e Meia-Noite, no dia 11, ambos diretamente do Teatro Marco Camarotti. Se por um lado o artista não terá contato físico com a plateia, em função da necessidade de isolamento social, por outro, as transmissões vão dar a oportunidade dos grupos ampliarem sua visibilidade e serem vistos por um público muito maior, pois a plateia poderá estar em todos os lugares ou regiões do país.
 
Os espetáculos foram selecionados por uma curadoria nacional e permanecerão nos canais da Instituição até janeiro de 2022. Além das 17 transmissões ao vivo, o Palco Giratório contemplará 190 horas de oficinas, 97 debates (pensamentos giratórios) e 132 intercâmbios, todos em modo remoto e relacionados aos 17 espetáculos do circuito nacional. Serão disponibilizadas também 131 apresentações de grupos regionais, que ficarão disponíveis até novembro, também de forma online. 
 
“A nossa expectativa é promover a conexão entre os meios digitais de difusão da cultura em ações locais, porque ainda temos medidas de isolamento em muitas cidades. Temos certeza de que o projeto vai dinamizar diversos setores da economia criativa, gerando trabalho e renda para as pessoas que impulsionam as artes cênicas no país, sobretudo neste momento de crise, ampliando ainda mais o papel social do Sesc.  Oferecer à sociedade uma programação totalmente renovada ajuda a dar visibilidade àqueles trabalhos que se destacaram durante o ano pela qualidade técnica e pela capacidade de expressar questões contemporâneas”, explica Raphael Vianna, analista de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc.
 
SERVIÇO:
Festival Digital Palco Giratório
Quando: 30 de setembro a 16 de outubro
Onde: Youtube Sesc Brasil - https://www.youtube.com/user/SescBrasil
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Sileno Guedes e com a nutricionista Joyce Alencastro
CPI da Pandemia chega ao final com homenagens às vítimas da Covid
Manhã na Clube: ex-ministro Roberto Freire, dr. Cláudio Falcão e o advogado Pedro Avelino
Grupo Diario de Pernambuco