Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

ARTES VISUAIS

1º Encontro do Circuito Independente de Artes Visuais do Recife acontece na Galeria Maumau

Publicado em: 14/10/2021 10:57

O artista, crítico e curador Newton Goto abre a série de palestras do evento (Foto: Kraw Pennas)
O artista, crítico e curador Newton Goto abre a série de palestras do evento (Foto: Kraw Pennas)
A capital pernambucana promove, a partir deste sábado (16) até o dia 24 de outubro, o Dobradiça - 1º Encontro do Circuito Independente de Artes Visuais do Recife. O evento gratuito ocorre na Galeria Maumau, no bairro do Espinheiro, com realização de palestras online e presenciais, oficinas, intervenções artísticas e discussões sobre a importância da manutenção dos coletivos de arte. As inscrições para participação nas atividades seguem abertas por meio do Instagram da Galeria Maumau (@maumaugaleria) ou pelo site https://maumaugaleria.com/.
 
No sábado, de 9h às 17h, o Coletivo Pão e Tinta, apresenta a “Introdução às técnicas artísticas”. A oficina e intervenção terá orientação de Mila Barros, ShellOsmo e Cigana. No domingo (17), das 9h às 11h, Victor Limår, do Coletivo Carni, oferece a “Prática de dança afro contemporânea”.
 
O primeiro fim de semana do projeto Dobradiça se encerra com a oficina e intervenção “Risco dobrado”, das 14h às 18h, com Bruna Raphaella e Vi Brasil, do Grupo Risco!. A partir das 16h30, haverá uma sessão com transmissão online aberta ao público.
 
Circuitos autônomos
Nascido em Curitiba, o artista visual, ativista cultural, pesquisador, crítico, curador e produtor Newton Goto abre a série de palestras, na terça (19), às 19h, por meio de videoconferência. Com o tema "Circuitos autônomos nas artes visuais: reflexões, articulações, desejos, ativismos", ele vai enfatizar os trabalhos de pesquisa e agenciamento coletivo que realizou junto a cena dos circuitos autônomos de artes visuais.
 
Na visão de Goto, essas iniciativas independentes formam um campo vital para a articulação livre e crítica da produção artística. “Os circuitos autônomos são uma perspectiva de ativismo dentro do circuito de arte com múltiplas potencialidades de diálogo e de envolvimento social, inclusive associações com outros movimentos ativistas, apontando uma territorialidade de atuação distinta daquelas controladas pelas instituições e pelo mercado de arte - ainda que essas instâncias possam ser também contextos de conexão”, reflete.

O Dobradiça tem curadoria de Irma Brown, responsável pela Galeria Maumau, e da produtora e pesquisadora paulista Maíra Endo. O projeto é financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE) e está inserido no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC-PE), do Governo de Pernambuco.
 
SERVIÇO:
Dobradiça - 1º Encontro do Circuito Independente de Artes Visuais do Recife
Quando: De 16 e 24 de outubro
Onde: com atividades online e presenciais na Galeria Maumau
Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Uso de máscara em locais abertos deixa de ser obrigatório no Rio
Manhã na Clube: entrevistas com o vereador Romero Jatobá (PSB), dr. Sérgio Paulo e Jaqueline Araújo
CPI aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro
Manhã na Clube: entrevistas com Raul Henry, Gustavo Frigieiri e Vânia Besse
Grupo Diario de Pernambuco