Diario de Pernambuco
Busca

POESIA

Poeta Miró lança livro comemorando aniversário de 61 anos e renascimento

Publicado em: 06/08/2021 09:00

Hoje recuperado do alcoolismo em clínica de reabilitação, o poeta se diz realizado e feliz novamente (Foto: Sennor Ramos)
Hoje recuperado do alcoolismo em clínica de reabilitação, o poeta se diz realizado e feliz novamente (Foto: Sennor Ramos)
“A palavra é essa: renascimento”, diz o cronista e poeta pernambucano Miró da Muribeca. Após um longo período de tratamento contra o alcoolismo e de uma complicada internação pela Covid-19 no final do ano passado, Miró retorna energizado com a publicação de seu mais novo livro, O Céu é no 6º Andar. O lançamento será na Casa Astral, no Poço da Panela, nesta sexta-feira (6), data de celebração do seu aniversário de 61 anos. O encontro será transmitido também em live, a partir das 19h, pelos perfis de instagram do poeta (@mirodamuribeca) e da sua amiga poetisa Cida Pedrosa (@cidapedrosa65).

Nascido no Recife em 1960, João Flávio Cordeiro, seu nome de batismo, se considera mais cronista que poeta, mas sempre foi reconhecido como um dos grandes performers de histórias urbanas. Tentou ser jogador de futebol e teve seu último trabalho lavando banheiros no antigo prédio da Sudene em 1985. Contudo, através do poeta e artista plástico Maurício Silva, foi apresentado à poesia, pela qual logo se encantou. Em sua trajetória, Miró já deu luz a obras como Ilusão de Ética (1987), DizCriação (2012), e várias parcerias com a Cepe Editora, como seu primeiro título dedicado ao público infantil, Atchim!, de 2019.

Desde o falecimento de sua mãe, em 2012, e o despejo dele e de outras famílias de habitacionais da Muribeca, Miró lidava com a solidão e o alcoolismo gerados pela falta de parentes próximos e problemas de moradia. Em 2018, o cronista se hospedou por seis meses no Hotel Central, na Boa Vista, e buscava segurança na clínica de reabilitação nos fins de semana. O seu quarto, como o nome do livro anuncia, ficava no 6º andar, e de suas experiências e visões ele tirou a inspiração para escrever mais frequentemente. 

“Eu estava em um momento muito triste da minha vida e tinha uma janela lá por onde eu via o corredor triste do IMIP. Via pessoas de vários cantos passando por aquelas calçadas em direção ao hospital”, conta Miró. Em um desses casos, enxergou um homem sem as duas pernas andando de muleta e se questionou em uma das crônicas: “um homem passava por mim sem as duas pernas, e eu sentado, com duas pernas, fico pensando: para onde eu vou?”. A fachada do hotel, inclusive, estampa a capa do novo livro.

O livro surgiu das visões e reflexões de Miró em 2018, enquanto morava no Hotel Central, na Boa Vista (Foto: Pedro Caldas)
O livro surgiu das visões e reflexões de Miró em 2018, enquanto morava no Hotel Central, na Boa Vista (Foto: Pedro Caldas)

A obra é uma seleção de poemas inéditos que nascem da luta do artista contra a dependência do álcool e o apoio encontrado também no Instituto Raid, no Sítio dos Pintos, onde fez sua reabilitação e mora até hoje longe da bebida. “A minha família são os fãs, colegas e as pessoas do Raid. Foi um dos lugares que ajudou a salvar minha existência como pessoa humana e me ajudou a ser o artista que sou hoje”. Com bom humor, o cronista urbano diz estar realizado. “Vou fazer 61 anos e a poesia é a única coisa que sei fazer. Vivo o que minha mãe dizia: sozinho, mas escrevendo besteiras que todo mundo gosta”, exclama.

Carinhosamente chamada de “mãe” por Miró, a poetisa Cida Pedrosa, vencedora do Prêmio Jabuti de Livro do Ano por Solo para Vialejo, editou junto a Sennor Ramos o livro do cronista, que chega às prateleiras pela Edições Claranan. Cida, que também assina o prefácio, não poupa elogios ao colega de longa data: “Um poeta completamente focado no seu fazer poético. Um poeta que sabe o caminho e a dança das palavras. Escreve de si para o mundo e do mundo para si. Um poeta que se acasalou com a poesia desde a juventude e que se diz um cronista lírico do cotidiano. Um poeta Miró e só!”

Os exemplares do livro, que custam R,00, serão vendidos de forma on-line, através de transferência bancária ou via PIX, pelo contato direto com o WhatsApp da Edições Claranan [(81)99710-0328]. Toda a renda adquirida será destinada para a continuação do cuidado com o poeta, que também conta desde setembro de 2020 com doações e ajuda de colegas.

SERVIÇO:
Lançamento de O Céu é no 6º Andar, do poeta Miró
Quando: Nesta sexta-feira (6), às 19h
Onde: Instagram @mirodamuribeca e @cidapedrosa65
Preço: R$ 30,00
Informações: WhatsApp (81) 99710-0328 (Edições Claranan)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL