Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

FILME

Itaú Cultural Play realiza gratuitamente a pré-estreia de A Última Floresta

Publicado em: 31/08/2021 10:15

O documentário será disponibilizado uma semana antes da estreia nos cinemas (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
O documentário será disponibilizado uma semana antes da estreia nos cinemas (Foto: Itaú Cultural Play/Divulgação)
Um dos principais lançamentos do cinema brasileiro em 2021 faz sua pré-estreia oficial de forma gratuita e on-line nesta quinta-feira (2), uma semana antes da estreia nos cinemas. O longa documental A Última Floresta, dirigido por Luiz Bolognesi e roteirizado em parceria com o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, será exibido pela plataforma de streaming Itaú Cultural Play, das 19h às 23h. No dia seguinte, às 18h, o cineasta participa de uma live no canal de Youtube da instituição para falar mais sobre a recepção do projeto, a parceria com o xamã Yanomami e a expectativa para os cinemas.
 
O filme acompanha um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos, lutando pela preservação cultural e ambiental do seu lar. O xamã Davi Kopenawa defende que as leis de demarcação de terras sejam cumpridas e os invasores - que somente em 2020, chegaram a mais de 10 mil garimpeiros ilegais - sejam retirados. Esses invasores têm derrubado árvores, poluindo os rios e espalhando a Covid-19 e outras doenças entre os indígenas.
 
A Última Floresta já foi premiado em importantes festivais da Alemanha, Canadá e Coreia do Sul. Destaque para os prêmios – Melhor Documentário no Festival Zeichen der Natcht, em Berlim, Melhor Obra no Festival dos Povos Originários, de Montreal, e Melhor Filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na capital sul-coreana de Seul. A produção ainda foi agraciada pelo público na mostra Panorama no 71º Festival de Berlim. No Brasil, encerrou a 26º edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
 
Produzido pela Gullane e Buriti Filmes, em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA), o longa estreia nos cinemas no dia 9 de setembro. Na semana seguinte, dia 16, o documentário fica novamente disponível na plataforma da Itaú Cultural Play, das 19h às 23h. Para assistir pela plataforma de streaming, criada este ano com foco nas produções nacionais, basta fazer um cadastro gratuito.
 
SERVIÇO:
Pré-estreia nacional do filme A Última Floresta
Quando: Nesta quinta (2), das 19h às 23h
Onde: No streaming www.itauculturalplay.com.br e nos Apps IOS e Android
 
Live com Luiz Bolognesi
Quando: Nesta sexta (3), às 18h
Onde: No Youtube do Itaú Cultural (www.youtube.com/itaucultural)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco