Viver
LITERATURA
Festival A Letra e a Voz realiza sua 18ª edição virtualmente neste fim de semana
Publicado: 12/08/2021 às 21:19
Xico Sá, Bell Puã e Adelaide Ivánova são alguns dos nomes que estão na programação (Pedro Pinho/Matheus Bernardo/Divulgação)
O Festival A Letra e a Voz, organizado pela Prefeitura do Recife e voltado para a literatura, começa sua 18ª edição a partir do próximo sábado (14), sendo realizado em formato online pela primeira vez, trazendo uma série de debates com notáveis nomes das letras locais e nacionais.
A iniciativa este ano homenageia a escritora e poetisa Janice Japiassú, falecida em 2019, Tarcísio Pereira, fundador da icônica Livro 7 e falecido no começo deste ano, além de celebrar o centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.
Entre os nomes que compõem as mesas da programação, estão figuras como Adelaide Ivánova, Luna Vitrolira, Bell Puã, Fred Caju, Xico Sá, Odailta Alves, Ricardo Japiassú e outras importantes vozes da literatura brasileira. A abertura será às 15h do sábado, sendo seguida por uma mesa sobre a vida e obra de Janice. Já a partir das 16h45, uma apresentação poética batizada de Glosas paulofreirianas trará o poeta Jorge Filó e os versos de quatro convidados: Francisca Araújo, Dayane Rocha, Gislândio Araújo e Paulo Matricó.
O primeiro dia será encerrado com uma mesa feminina, batizada de "A palavra, o corpo e a memória: perspectivas", com Adelaide Ivánova, Amara Moira e mediação de Renata Santana. O domingo começa Bell Puã e Luna Vitrolira participando do debate "A resistência da palavra: literatura e oralidade", mediado pelo escritor e editor Fred Caju. Em seguida, Franklin Carvalho, Adrienne Myrtes e Christiano Aguiar trazem a discussão "As vozes do Campo e as letras da cidade”.
Por fim, a segunda feira começa com uma discussão sobre o legado de Tarcísio Pereira, em uma mesa com Xico Sá e Heloísa Arcoverde. A programação é encerrada com o sarau Dia do Poeta Recifense: poesia é luta, com Iyádirê Zidanes, Gleison Nascimento e Odailta Alves. Todo o evento será transmitido pelo youtube da Prefeitura do Recife. Confira os horários:
Sábado (14)
15h – Abertura, com falas oficiais
15h30 às 16h30 – Mesa inaugural Nas veredas da alegria: a vida e a obra de Janice Japiassu. Participantes: Robson Teles e Ricardo Japiassu. Mediação: Francisco Pedrosa
16h45 às 17h45 - Glosas paulofreirianas. Participantes: Francisca Araújo, Dayane Rocha, Gislândio Araújo e Paulo Matricó. Apresentação: Jorge Filó
19h às 20h – Mesa A palavra, o corpo e a memória: perspectivas. Participantes: Adelaide Ivánova e Amara Moira. Mediação: Renata Santana
Domingo (15)
16h30 às 17h30 – Mesa A resistência da palavra: literatura e oralidade. Participantes: Bell Puã e Luna Vitrolira. Mediação: Fred Caju
19h30 às 20h30 – Mesa As vozes do campo e as letras da cidade. Participantes: Franklin Carvalho e Adrienne Myrtes. Mediação: Cristhiano Aguiar.
Segunda (16)
19h às 20h – Mesa Entre livros e lutas: a vida e o legado de Tarcísio Pereira. Participante: Xico Sá. Mediação: Heloísa Arcoverde
20h às 20h20 - Sarau literário Dia do Poeta Recifense: poesia é luta. Poetas convidados: Iyádirê Zidanes, Gleison Nascimento e Odailta Alves.
Últimas
Mais Lidas