Diario de Pernambuco
Busca

INTERNACIONAL

Recifense da Linha do Tiro está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021

Publicado em: 27/07/2021 16:30 | Atualizado em: 27/07/2021 19:04

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

A modelo internacional e greenfluencer pernambucana Domitila Barros, de 37 anos, está entre as selecionadas do Miss Alemanha 2021. O anúncio foi feito na página oficial do concurso no Instagram na última semana. Radicada na Alemanha, a recifense cresceu na Linha do Tiro, na periferia da Zona Norte, e figura entre as 160 mulheres selecionadas para a competição. Entre os dias 17 e 19 de setembro, essas participam de um evento em Hamburgo para se conhecerem. Depois disso, em outubro, inicia-se a votação online. Independente do país, todos podem votar. Nesta fase serão escolhidas 80 finalistas e, logo após, 40 delas serão selecionadas por um júri, que vão escolher 20 para a fase final, prevista para acontecer no dia 19 de fevereiro de 2022 no Europa-Park, segundo mais visitado parque temático da Europa.

"O Miss Alemanha se redefiniu e não é mais considerado um concurso de beleza. É um concurso que dá espaço para mulheres visionárias, criativas e de exemplos que colaboram para o empoderamento feminino com suas atitudes, convicções, personalidades e responsabilidades", conta Domitila, que já trabalhou como modelo em países como Áustria, Holanda, Itália, Indonésia e Estados Unidos e fez campanhas para grandes marcas internacionais.

"A organização do evento seleciona mulheres que possam promover mudanças reais, capacitando, inspirando e apoiando outras mulheres com suas histórias de vida individuais, sempre com o objetivo de promover um futuro melhor. Através do meu artivismo (termo que une arte + ativismo) em defesa da sustentabilidade e do protagonismo feminino, enaltecendo sempre minhas origens e minha raça, consigo fazer com que a minha mensagem chegue a vários lugares do mundo".

Domitila é formada em serviço social pela Universidade Católica de Pernambuco. Saiu do Recife aos 21 anos para fazer mestrado na Alemanha em busca de aperfeiçoamento acadêmico. Para se sustentar durante o período de estudo, começou a trabalhar como modelo e atriz em Berlim, onde mora há 21 anos. Premiada pela Unesco, ela utiliza suas redes sociais para partilhar experiências e incentivar pessoas no mundo todo a uma mudança de hábitos, inclusive sociais.

A pernambucana mantém um trabalho social com mulheres na ONG CAMM, também na Linha do Tiro, entidade fundada pelos pais da modelo na década de 1990. No bairro, Domitila capacita mulheres para independência financeira e empoderamento, através da produção de roupas artesanais e biojoias. O trabalho desenvolvido pelas integrantes do projeto foi apresentado por modelos na Semana de Moda de Berlim, em 2019.

No último mês, a pernambucana foi homenageada pelo seu ativismo ambiental pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Sua imagem foi destacada no Instagram da instituição, ao lado de mulheres como a médica alemã de origem turca Özlem Türeci, cofundadora da BioNTech, uma das responsáveis por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech. Domitila também já foi eleita no ano passado pela revista americana Formidable Woman Magazine como uma das mulheres mais influentes na categoria Artivist por sua atuação na causa da sustentabilidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL