Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

PERNAMBUCO

Projeto capacita estudantes a registrar patrimônios e memórias no interior de PE

Publicado em: 21/07/2021 18:51

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

A região do Vale do Vale do Siriji, um dos principais cartões postais da natureza no interior de Pernambuco, é a principal paisagem do projeto fotográfico Vale do Siriji e seus remanescentes Engenhos de Açúcar, que está sendo realizado em cidades da Mata Norte e do Agreste Setentrional pernambucano, de forma presencial, respeitando todos os protocolos sanitários contra a covid-19. A ideia é educar a comunidade escolar (alunos e professores) sobre o uso do celular como instrumento de registro, preservação, memória e salvaguarda dos bens patrimoniais e culturais de cidades pernambucanas. Alguns dos trabalhos serão expostos na página do projeto no Instagram: @engenhosdosiriji.

"O projeto, que conta com fundamentos teóricos e práticos da fotografia, busca ser um espaço para fomentar o debate social, cultural e ambiental,  por meio da diversidade de olhares, além de estimular novos talentos", explica o historiador, mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenador do projeto, Uenes Gomes.

Como resultado, além do curso, haverá a publicação de um catálogo e montagem de uma exposição pública com os retratos feitos pelos professores e estudantes. São parceiros do curso a Biblioteca Pública Municipal Doutor Aluízio Inojosa, localizada em São Vicente, e o Museu Comunitário Poço Comprido, localizado na Zona Rural de Vicência, locais onde estão sendo realizadas as formações teóricas.  

O curso de fotografia Vale do Siriji e seus remanescentes Engenhos de Açúcar é realizado com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura; e apoio da Fundarpe e Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).

Com nascente localizada em Jussaral, na Fazenda Condado, no município de São Vicente Férrer, o Vale do Siriji, conta com uma extensão de 74 km, que corta os municípios de Vicência, Aliança, e deságua no rio Capibaribe-Mirim, que fica próximo aos Engenhos Bonito e Santa Rita, na cidade de Condado. Ao longo do percurso, o rio também recebe águas de outros afluentes, localizados em outros municípios da região, como Bom Jardim, Buenos Aires e Timbaúba.

SERVIÇO
Projeto fotográfico "Vale do Siriji e seus remanescentes Engenhos de Açúcar" capacita alunos e professores de escolas públicas do interior de Pernambuco 
Onde: Biblioteca Pública Municipal Doutor Aluízio Inojosa, localizada em São Vicente, e o Museu Comunitário Poço Comprido, localizado na Zona Rural de Vicência. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco