Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

ARTES VISUAIS

Pernambucano Guilherme Patriota inaugura exposição virtual inédita

Publicado em: 02/07/2021 19:44

Guilherme Patriota é artista, jornalista, pós-graduado em Literatura e Estudos Culturais (Foto: Divulgação)
Guilherme Patriota é artista, jornalista, pós-graduado em Literatura e Estudos Culturais (Foto: Divulgação)


O artista visual pernambucano Guilherme Patriota reuniu 31 obras que ilustram os mais de vinte anos de sua carreira em uma exposição virtual inédita que pode ser acessada no site www.guilhermepatriota.com desde o dia 29 de junho. Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada traz desenhos, colagens, fotografias, videoarte, documentários, roteiros, contos, crônicas e projetos musicais do pernambucano. A curadoria é de Laura Sousa.

O conjunto aborda a fluidez deste novo enredo de Patriota, sentido pelo contraste provocado entre o fundo, de formas geométricas extremamente coloridas, e figuras humanas ou de objetos em preto e branco, no primeiro plano, como que saltando do papel. O artista costuma dar teor sarcástico a imagens clássicas de representação humana, como esculturas da antiguidade, ideais femininos do renascimento, vanguardas modernas e até vertentes da publicidade.

"A ideia da série surgiu a partir da leitura/observação do livro História da Beleza, organizado por Umberto Eco", explica Guilherme Patriora. "Nesse contexto de leitura senti uma provocação natural. E quis discutir a política nas artes e como isso interfere positiva ou negativamente em nossos processos e, principalmente, qual a função e a definição de artista neste contexto de História. A partir desses princípios, discutir a beleza e suas distorções me pareceu o caminho mais interessante a se percorrer, mesmo sabendo que este é um grande desafio e que não tem tempo para acabar. Isso tudo dentro de meus próprios processos que venho desenvolvendo nos últimos vinte anos".

Algumas obras da exposição (Foto: Divulgação)
Algumas obras da exposição (Foto: Divulgação)


Tendo uma exposição individual prevista para ocorrer na Torre Malakoff, no Recife, Guilherme entende que o site cumpre, na atual fase de seu desenvolvimento artístico, o papel de iniciar diálogos mais contundentes, com o variado público visitante, que terão continuidades em futuras experiências.

A primeira parte da mostra on-line, também ganhou texto curatorial de Laura Sousa e um vídeo documentário sobre a formação artística de Guilherme e o seu processo de criação da série exposta e a experiência de trabalho ao longo da pandemia. O projeto é uma realização da Theia Produtores Associados com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Edital da Secult e Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco.

"Nos trabalhos de Guilherme Patriota presentes na mostra virtual, podemos perceber sua fluidez criativa entre personagens, frases, palavras e geometrias que dão movimento aos encontros entre as referências figurativas que se destacam na sua pesquisa", comenta a curadora, Laura Sousa. "Diante do poder dos discursos históricos, o artista embaralha as tradicionais cronologias que prezam por uma noção de evolução da arte. Assim, figuras humanas são retiradas de imposições temporais e adentram uma irônica contra-narrativa acerca de um tema tão explorado em nossas perspectivas culturais institucionais".

SERVIÇO
Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada, de Guilherme Patriota
Quanto: Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco