Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Pernambucano Charles Theone lança single com baiano Ed Ribeiro

Publicado em: 07/07/2021 16:26

 (Foto: Max Levay/Divulgação)
Foto: Max Levay/Divulgação

O cantor e compositor pernambucano Charles Theone lançou neste mês o single Forró Colorido, uma parceria com o baiano Ed Ribeiro. A canção exalta a cultura nordestina ao misturar forró, xaxado e baião. Inspirado em artistas nordestinos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Gilberto Gil e Alceu Valença, padrinho musical de Charles, a obra conta com a harmonia do acordeom, baixo, violão e viola de aço, além de percussão inconfundível com o sotaque da zabumba, triângulo e agogô.

O intérprete pernambucano destaca que a composição buscou contemplar as riquezas da cultura da região. "A canção apresenta as belezas naturais, a luta, a coragem, a fé e a devoção do nosso povo, a cantoria e o romantismo dos poetas, além do ritmo de um sol pulsante no relógio do tempo da caatinga", conta.
 
Theone revela que a letra do single veio durante a madrugada, com melodia pronta e letra preparada. "Nesse momento lembrei de Luiz Gonzada e pensei em ligar para Ed Ribeiro querendo que ele pintasse um quadro do Rei do baião com a linguagem dele. Daí veio o nome Forró Colorido. Nessa conversa começamos a evoluir nas ideias da música e de sua poesia."
 
Com coautoria de Ed Ribeiro, o pintor e compositor da obra de arte musicada, considera Forró Colorido uma música em forma de oração. "Como Pintor dos Orixás, procuro sempre postar os Orixás do dia com suas orações. A ideia foi compor uma primeira música genuína, com as boas energias do axé e em ritmo de forró", destaca Ed.
 
No dia 1º de julho, foi lançado também um ClipeDOC, disponível no YouTube. Com direção de Max Lavay, o vídeo aposta numa espécie de clipe documentário. Para Charles, trata-se de um caldeirão de cores e sabores tropicais que o inspiram a cantar suas raízes e transmitir para o mundo suas influências.
 
Assista ao clipe:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco