Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

LUTO

Morre a atriz Renée-Jeanne Simonot, aos 109 anos, em Paris

Publicado em: 15/07/2021 12:36

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A atriz Renée-Jeanne Simonot, estrela do teatro e da dublagem na França e mãe das também atrizes Catherine Deneuve e Françoise Dorléac, morreu aos 109 anos em Paris. A notícia confirmou a morte da estrela do teatro ao jornal francês Le Figaro, porém sem detalhes sobre a causa da morte.

Renée-Jeanne Simonot nasceu no norte da França, em 10 de setembro de 1911, e estreou no Teatro Odéon, em Paris, aos 7 anos, no qual permaneceu por três décadas como principal estrela da companhia. Suas performances como Cosette em Os Miseráveis e no papel título de Joana d'Arc marcaram época.

Nos anos 1920 e 1930, Renée-Jeanne também foi pioneira da dublagem de filmes americanos na França, emprestando sua voz a estrelas de Hollywood como Olivia de Havilland, Sylvia Sidney, Judy Garland, Donna Reed e Esther Williams, entre outras.

Foi em um de seus trabalhos de dublagem para o estúdio MGM que ela conheceu o também ator Maurice Dorléac, com quem ficou casada de 1940 até a morte dele, em 1979. Juntos, eles tiveram três filhas: Catherine, Françoise e Sylvie. Esta última foi a única que não seguiu a carreira dos pais.

Pouco depois de seu casamento com Dorléac, Renée-Jeanne se aposentou da atuação para se dedicar à família. Além de duas filhas vivas (Françoise morreu em 1967), ela ainda deixa netos, os atores Christian Vadim e Chiara Mastroianni, ambos filhos de Catherine Deneuve.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Terceira dose de vacina anticovid começa a ser aplicada em Israel para aumentar imunidade
Manhã na Clube: entrevistas com coronel Luiz Meira (PTB), Regina Sales e Maria Dulce
Manhã na Clube: entrevistas com José Maria Eymael, Rodrigo Floro e Chico Kiko (PP)
Leão se afasta de parque onde vive solto e assusta moradores de cidade africana
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco