Diario de Pernambuco
Busca

SUSTENTABILIDADE

Recifense recebe homenagem do governo da Alemanha por defesa da moda sustentável

Publicado em: 11/06/2021 16:59 | Atualizado em: 13/06/2021 22:04

Domitila Barros cresceu na Zona Norte do Recife (Foto: Divulgação)
Domitila Barros cresceu na Zona Norte do Recife (Foto: Divulgação)

A modelo recifense Domitila Barros, natural da Linha do Tiro, periferia da Zona Norte da capital, foi destacada pelo seu ativismo ambiental pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Residente no país europeu há 21 anos, ela fundou uma grife de moda sustentável chamada She's From the Jungle e tem atuado como "greenfluencer" nas redes sociais. A imagem da pernambucana foi destacada no Instagram da instituição, ao lado de mulheres como a médica alemã de origem turca Özlem Türeci, cofundadora da BioNTech, uma das responsáveis por desenvolver a vacina Pfizer/BioNTech. 

No ano passado, Domitila foi eleita pela revista americana Formidable Woman Magazine como uma das mulheres mais influentes na categoria Artivist por sua atuação na causa da sustentabilidade. Ainda quando a sustentabilidade não era tendência, Barros já promovia ações sustentáveis no bairro da Linha do Tiro. Em 2000, ela foi convidada para um evento da Unesco e, desde então, deslanchou uma carreira internacional.
"A imagem ambiental do Brasil nunca foi tão ruim", conta Domitila. "A percepção de quem mora fora é de que o país não está cumprindo os acordos internacionais e nem a própria legislação brasileira. Como greenfluencer e apaixonada pela sustentabilidade, meu papel é alertar para a necessidade de ações efetivas de proteção, antes que seja tarde demais".

Artivista (termo que une arte + ativismo) premiada pela Unesco, ela utiliza suas redes sociais para partilhar experiências e incentivar pessoas no mundo todo a uma mudança de hábitos. Neste mês em que se comemora o Meio Ambiente, quando países se voltam para a causa, o ativismo global de Domitila ganha ainda mais destaque, inspirando pessoas a viver de modo sustentável. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL