Diario de Pernambuco
Busca

LIVRO

Pernambucano Diógenes Moura lança livro sobre memórias de irmã falecida

Publicado em: 24/06/2021 10:00

O livro começou a ser escrito assim que o autor soube do câncer fulminante da sua irmã (Foto: Rafa Cusato/Divulgação)
O livro começou a ser escrito assim que o autor soube do câncer fulminante da sua irmã (Foto: Rafa Cusato/Divulgação)
Para aliviar a dor da perda de sua única irmã, Diógenes Moura decidiu transformar o luto em literatura ao escrever seu primeiro romance com tons autoficcionais, intitulado Vazão 10.8 - A última gota de morfina. O escritor recifense faz o pré-lançamento do livro nesta quinta-feira (24), às 19h, no qual conversa com o crítico e ensaísta Manuel da Costa Pinto em live pelo zoom.

“Fiz uma tomografia, estou com um câncer no pâncreas!”. Foi com essa frase direta e dita por telefone que Diógenes soube do câncer fulminante que levaria ao falecimento da sua irmã seis meses depois, no dia 01 de janeiro de 2019, coincidentemente também a data de aniversário do autor. As primeiras anotações do livro vieram imediatamente após o telefonema, mas traçam um retrospecto de memórias da protagonista desde a infância ao lado de 5 irmãos até se tornar mãe solteira de três filhos.

Algo que chama atenção no livro é como o autor optou por apresentar seus personagens somente como letras sem nome. A irmã e protagonista da história é “M.”, o autor é “D.” e assim por diante até o final. “É como se o autor estivesse propondo guardar um segredo, que só será revelado nas últimas páginas do livro, como em um filme. Gosto de deixar os nomes para o final, criar uma movimentação entre uma cena e outra. Para mim, um livro precisa ter uma certa sensualidade, respeitar a inteligência de quem o está lendo”, explica Diógenes.

Quase como um diário de viagens, o livro também revela uma forte relação com as cidades nas quais o autor já morou e as locomoções entre elas. Nascido no Recife, Diógenes passou sua infância no bairro de Tejipió, mas se mudou para Salvador com 11 anos de idade. Desde 1989 mora em São Paulo atuando também como curador de fotografia, mas sempre interessado em abordar a geografia humana em seus contos e crônicas.

A editora também produzirá um média-metragem gravado no escritório onde o livro foi escrito (Foto: Rafa Cusato/Divulgação)
A editora também produzirá um média-metragem gravado no escritório onde o livro foi escrito (Foto: Rafa Cusato/Divulgação)

“Sou um homem para três cidades. Em toda a minha obra estão presentes. Recife é uma cidade onde tudo é no osso, navalha na carne, distúrbio entre sexo, religião e família. Salvador, a ex-Terra da Felicidade, é um lugar devastado pela alegria (ou por uma angústia embutida). São Paulo é a cidade onde os homens pensam que desafiam os deuses e onde não há mais erudição, mas ainda tem alma”, reflete o escritor

O livro é o segundo título do autor publicado pela Vento Leste Editora, que decidiu lançar conjuntamente um filme de média-metragem de mesmo nome da obra. Dirigido por Beto Brant, o filme é gravado na própria casa de Diógenes, no gabinete onde o livro foi escrito, contando também com a voz do autor e o uso de fotogramas da irmã dele. Os 50 primeiros exemplares (que podem ser adquiridos pelo site: https://ventolestelivraria.com/) vendidos do livro ganham convites para a pré-estreia do filme, com data ainda a ser definida.

Escrever sobre uma experiência recente e pessoal de dor foi um dos principais desafios segundo Diógenes. Mesmo que se coloque como um romance autoficcional, o autor revela que isso é apenas uma tentativa de nomear a narrativa que percorre por vários gêneros. Como explica: “A ideia é a de que o leitor sinta-se provocado, pare, pense, volte duas páginas, avance. Mas a história é real. M. foi e é real. A morte é o maior ‘sim’ que um ser humano pode dizer para si mesmo e para os que estão ao seu redor. Mas o livro não é sobre a morte: é sobre versos encarnados, lábios mansos e arrepios”.

SERVIÇO:
Pré-lançamento do livro Vazão 10.8, de Diógenes Moura
Quando: Nesta quinta-feira (24), às 19h
Onde: Em conversa pelo Zoom (ID da reunião: 863 4706 0991)
O livro pode ser adquirido pelo site da editora.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL