Viver
INFORMAÇÕES PÚBLICAS
Professora da UFPE lança livro sobre gestão de dados no Pacto pela Vida
Publicado: 24/05/2021 às 17:16

/Foto: Divulgação
O livro Dados e Informação como Ativos para Gestão por Resultados (Appris Editora, 249 páginas), da doutora e professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, Edilene Maria da Silva, será lançado nesta quinta-feira (27), às 19h30, no canal do YouTube da UFPE. Participam do evento como convidados: o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Alexandre Rebêlo; a professora da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Gisele Craveiro e a secretária da SEPLAG, Pamela Alves/Prefeitura do Recife. A mediação será da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Dra. Sandra Siebra. O livro está à venda no site da editora: www.editoraappris.com.br
A gestão de dados e informações públicas, através da ciência da informação, foi objeto de estudo da profa. Edilene Silva. O trabalho apresenta o case da gestão de dados e das informações que auxiliam o monitoramento e avaliação do Pacto pela Vida, política de segurança do estado de Pernambuco implantada em 2007.
O ex-governador Eduardo Campos, em parceria com atores institucionais, estabeleceu a meta anual de 12% de redução de crimes violentos, e para alcançar este objetivo foram criadas estratégias, dentre elas: o monitoramento sistemático dos indicadores desta política. Foi analisada a gestão dos dados e das informações que ajudam a alimentar os indicadores e os gestores públicos de nível estratégico a tomarem decisões mais rápidas com relação aos rumos dessa política.
Edilene detalha desde o processo de coleta de dados, nas delegacias, até todo o processamento e tratamento desses dados. Da informação para o conhecimento e tomada de decisões. "O leitor adentra na complexa teia da administração do estado de Pernambuco e da gestão de Dados e Informações do Pacto pela Vida, mescla de estratégias e práticas de negociação, mediação, articulação e disseminação de informação, entremeadas pelo exercício dos poderes instrumentais, estruturais, simbólicos e informacionais”, descata a autora. "Esses poderes dão o tom da administração, em especial, o poder informacional transversal aos demais."
Edilene Silva é professora, com Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB. Doutorado-Sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee, USA. Também é Especialista em Gestão da Informação e Bacharel em Biblioteconomia. Acumula 15 anos de experiência como servidora pública, atua como professora dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação do Departamento Ciência da Informação da UFPE.
Últimas

Mais Lidas
