Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

INFORMAÇÕES PÚBLICAS

Professora da UFPE lança livro sobre gestão de dados no Pacto pela Vida

Publicado em: 24/05/2021 17:16 | Atualizado em: 24/05/2021 17:18

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

O livro Dados e Informação como Ativos para Gestão por Resultados (Appris  Editora, 249 páginas), da doutora e professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, Edilene Maria da Silva, será lançado nesta quinta-feira (27), às 19h30, no canal do YouTube da UFPE. Participam do evento como convidados: o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Alexandre Rebêlo; a professora da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Gisele Craveiro e a secretária da SEPLAG, Pamela Alves/Prefeitura do Recife. A mediação será da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Dra. Sandra Siebra. O livro está à venda no site da editora: www.editoraappris.com.br

A gestão de dados e informações públicas, através da ciência da informação, foi objeto de estudo da profa. Edilene Silva. O trabalho apresenta o case da gestão de dados e das informações que auxiliam o monitoramento e avaliação do Pacto pela Vida, política de segurança do estado de Pernambuco implantada em 2007.

O ex-governador Eduardo Campos, em parceria com atores institucionais, estabeleceu a meta anual de 12% de redução de crimes violentos, e para alcançar este objetivo foram criadas estratégias, dentre elas: o monitoramento sistemático dos indicadores desta política. Foi analisada a gestão dos dados e das informações que ajudam a alimentar os indicadores e os gestores públicos de nível estratégico a tomarem decisões mais rápidas com relação aos rumos dessa política.

Edilene detalha desde o processo de coleta de dados, nas delegacias, até todo o processamento e tratamento desses dados. Da informação para o conhecimento e tomada de decisões. "O leitor adentra na complexa teia da administração do estado de Pernambuco e da gestão  de Dados e Informações do Pacto pela Vida, mescla de estratégias e práticas de negociação, mediação, articulação e disseminação de informação, entremeadas pelo exercício dos poderes instrumentais, estruturais, simbólicos e informacionais”, descata a autora. "Esses poderes dão o tom da administração, em especial, o poder informacional transversal aos demais."

Edilene Silva é professora, com Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB. Doutorado-Sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee, USA. Também é Especialista em Gestão da Informação e Bacharel em Biblioteconomia. Acumula 15 anos de experiência como servidora pública, atua como professora dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação do Departamento Ciência da Informação da UFPE. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco