Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

OPORTUNIDADE

Edital financia curtas idealizados por jovens da periferia do Recife

Publicado em: 26/05/2021 17:57 | Atualizado em: 26/05/2021 18:52

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução

Focado em jovens entre 18 a 29 anos, o projeto Recife Incluído financiará a realização de 10 curtas-metragens criados a partir de histórias escritas por autores iniciantes, moradores de áreas da periferia do Recife. As inscrições serão realizadas em duas etapas: pré-inscrição e validação de candidatura. A primeira etapa foi aberta nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 16 de junho. O formulário pode ser preenchido clicando aqui.

A divulgação das histórias selecionadas, com seus respectivos autores, no Diário Oficial do Município, está programada para o dia 13 de julho. As datas do edital poderão sofrer alterações, em função da pandemia. O projeto também dará a possibilidade de participação em oficinas, com atividades de iniciação no audiovisual e acompanhamento do trabalho de produção.

O projeto está executado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar, com orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, a ser repassado ao poder público municipal pelo Ministério do Turismo. O objetivo é revelar novos talentos e olhares no mercado de audiovisual do estado.

Sobre a primeira etapa
Nesta etapa, os candidatos deverão apresentar histórias, com, no máximo, 800 palavras, que tenham vínculo com a cidade do Recife, para serem transformadas em filmes curtas-metragens na categoria documentário, com duração de 10 (dez) a 30 (trinta) minutos (incluindo créditos), que serão rodados por produtoras profissionais, com larga experiência de mercado, já selecionadas em pregão eletrônico realizado pela Prefeitura do Recife no último dia 17 de maio. 

Serão selecionadas: duas histórias que contemplem a cultura da inclusão de Pessoa com Deficiência (PcD); quatro histórias que contemplem acervo e/ou equipamento (espaço) cultural do Recife; e outras quatro histórias que contemplem algum elemento e/ou personagem da cultura imaterial do Recife.

Segunda etapa
O resultado da pré-inscrição será divulgado no dia 26 de junho. A segunda etapa, que inicia no dia 27 de junho, será de habilitação documental, a partir do envio da documentação exigida no edital para o e-mail:recifeincluido@recife.pe.gov.br.

A avaliação dos projetos será realizada também em duas etapas também: uma artística e uma documental, conduzidas por comissões distintas, formadas pela Fundação de Cultura, com representação do poder público municipal e da classe artística.

"Serão considerados prioritários, na análise das propostas e candidaturas, além do mérito artístico e originalidade, aspectos como faixa de renda familiar, grau de vulnerabilidade social do bairro de origem e formação educativa em escola da rede pública – concluída ou em curso.

Inclusão
também será produzido um vídeo de divulgação do Recife Incluído com tradução para Libras, informando sobre o início das inscrições. Além disso, o edital ganhará versão em braile, que será distribuída em entidades e associações destinadas à pessoa cega.

Candidatos com deficiência visual, auditiva ou com dificuldade de escrita poderão realizar as inscrições por meio do envio de arquivos de áudio ou vídeo, que deverão ser encaminhados para o e-mail recifeincluido@recife.pe.gov.br.

Aos candidatos com dificuldade para realizar a inscrição virtual, será assegurado atendimento presencial, no Núcleo de Cultura Cidadã, localizado no Pátio de São Pedro, Casa 39, Bairro de São José, com horário marcado, em cumprimento às regras sanitárias vigentes. Agendamentos podem ser feitos pelos telefones: 3224-3674 | 3224-3660 (dúvidas sobre o edital também podem ser esclarecidas através desses contatos).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco