Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

TRADIÇÃO

Cais do Sertão faz webinário sobre festa junina e ancestralidade

Publicado em: 31/05/2021 16:34

 (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE)
Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE

Com a missão de refletir sobre o sincretismo religioso presente na festa mais popular do Nordeste, o São João, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), com o apoio do Centro Cultural Cais do Sertão, promove o webinário Acorda Povo que o São João chegou: Festa e Ancestralidade. O encontro virtual será transmitido nesta terça-feira (1º), no canal do YouTube do Cais, a partir das 19h.

"Discutir os encontros entre os aspectos distintos da nossa cultura tem sido bastante rico ao longo desses meses. Refletir sobre gênero, fê, ancestralidade e musicalidade em uma festa que carrega tantos significados para Pernambuco possibilita que o Cais dê continuidade ao trabalho de unir todas às expressões artísticas em seu espaço - seja virtual ou físico", analisa a coordenadora de Conteúdo, Clarice Andrade.

O foco da conversa terá como mote as ações do  Acorda Povo e a bandeira de Xangô em debate.  O debate também elucida o encontro das  manifestações juninas com a ancestralidade. Na roda de conversa, Clesiton Almeida, representante do Acorda Povo do bairro de Areias, no Recife; Esther Monteiro, do Ilê Obá Aganjú Okoloyá e Mestra em Antropologia e Helaynne Sampaio do Ilê Obá Aganjú Okoloyá, Mestranda em Educação Contemporânea na Universidade Federal de Pernambuco UFPE /CAA e Diretora de Dançado Afoxé Oyá Alaxé. O historiador Mário Ribeiro media o encontro.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco