Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Cais do Sertão explora identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em live

Publicado em: 27/05/2021 10:10

A live Conexão Cais traz um mestre em etnomusicologia para analisar as performances dos músicos (Foto: Reprodução da internet)
A live Conexão Cais traz um mestre em etnomusicologia para analisar as performances dos músicos (Foto: Reprodução da internet)
Faltando menos de um mês para o feriado de São João, o Centro Cultural Cais do Sertão encerra as atividades virtuais de maio exaltando os músicos que construíram a identidade regional. Na live desta semana do quadro Conexão Cais, o músico-educador do museu, Diogo do Monte, debate A identidade Vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em performance. O bate-papo conta com a participação do mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Deneil Laranjeira, e será transmitido via Instagram @caisdosertao, nesta quinta-feira (27), às 20h. Posteriormente, a live ficará disponível para reprodução na rede social do museu.
 
“Em sua trajetória pelos estudos de música no âmbito Nordeste, Deneil tem muito a nos ensinar sobre técnica vocal e performatividade. Por esse viés, será possível analisar com mais afinco o trabalho desempenhado por grandes artistas da nossa música, a exemplo de Gonzagão e Jackson do Pandeiro”, pontua Diogo.
 
O Conexão Cais é um quadro quinzenal e online dedicado ao estudo e reflexão da produção cultural, sociedade e legados artísticos. Ao longo de mais de um ano em atividades no Instagram do Cais do Sertão, o programa já trouxe uma infinidade de artistas, músicos e pensadores. Desta vez, Deneil Laranjeira, na sua experiência como músico instrumentista, arranjador e compositor, apresentará aos internautas os processos interpretativos e as performances de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. A conversa visa constatar as semelhanças e dessemelhanças dos caminhos estéticos que cada um dos artistas seguiu.
 
Além das lives, o internauta pode navegar na cultura local por meio das playlists temáticas agregadas ao Spotify do Cais. Há seleções para todos os gostos: desde repertórios dedicadas ao Rei do Baião, como “Luiz Gonzaga”, “Gonzaga em Outras Vozes” e “O Sertão cantado por Gonzaga”, a listas com sucessos de músicos da cena local, a exemplo de Cristina Amaral e Quinteto Violado. Destaque para as homenagens ao Recife, como a lista “Saudade do Recife”, proposta por Johnny Hooker, além de um tributo a Naná Vasconcelos.
 
O Cais do Sertão é um equipamento administrado pela Empetur e segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.
 
SERVIÇO:
Live Conexão Cais explora identidade vocal de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro
Quando: Quinta-feira (27), às 20h
Onde: no Instagram do museu @caisdosertao
Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede medidas para frear abusos sexuais nas instituições católicas
Manhã na Clube: entrevistas com Frederico França, Johann Wolfgang Schneider e Marcelle Penha
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco