Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

FRANK SINATRA

Após 23 anos da morte de Sinatra, 'My way' continua entre as mais cantadas

Publicado em: 14/05/2021 19:15

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Conhecido como “a voz”, Frank Sinatra é considerado dono de uma das melhores vozes de todos os tempos. Há 23 anos, em 14 de maio de 1998, o mundo perdia uma de suas vozes mais famosas. O artista morreu aos 82 anos em decorrência de um ataque cardíaco na cidade de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. O artista apresentava a saúde debilitada desde 1995, quando parou de fazer shows. Filho de imigrantes italianos, ele nasceu em 12 de dezembro de 1915 em Hoboken, Nova Jersey, nos Estados Unidos, e lançou o primeiro disco de estúdio, The voice of Frank Sinatra, em 1946. Ao todo, o cantor coleciona 59 álbuns de estúdio e 297 singles na carreira solo.

Além de cantar, Frank Sinatra atuou na década de 1950 e ganhou um Oscar e um Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante pelo filme A um passo da eternidade, de 1953. O fato marcou o renascimento da carreira musical, que havia passado por um declínio por problemas relacionados à especulação da mídia sobre o envolvimento de Sinatra com a máfia italiana, ao surgimento de relatos sobre o caso extraconjugal do cantor com a atriz Ava Gardner e, por fim, ao divórcio de Nancy Barbato.

A década de 1960 foi marcada por diversos sucessos de Frank Sinatra. Em 1965, quando o cantor completou 50 anos, o álbum September of my years ganhou o Grammy na categoria de álbum do ano, enquanto a canção It was a very good year venceu o prêmio de melhor performance vocal masculina. Durante a carreira, o cantor colecionou mais de 20 prêmios com as suas diversas obras.

A trajetória de My way
Entre os vários sucessos de Frank Sinatra, a canção My way, lançada em 1968, é uma das mais conhecidas. A música está presente no álbum de mesmo título do cantor, que representa uma coletânea de canções pop da época, como Yesterday, de The Beatles, Mrs. Robinson, de Simon & Garfunkel e, claro, My way, que é originalmente uma canção francesa chamada Comme d’habitude, escrita por Jacques Reveaux e cantada pela primeira vez por Claude François, em 1967.

Em francês, “comme d’habitude” significa “como de costume”, enquanto “my way” quer dizer “meu caminho”. As duas músicas possuem a mesma melodia, mas letras diferentes. A versão em inglês foi adaptada pelo cantor e compositor canadense Paul Anka. Confira a performance da canção original francesa por Claude François e a versão em inglês apresentada por Frank Sinatra.


A letra da música Comme d’habitude trata da rotina de um relacionamento amoroso que está próximo do fim. Assim, é possível perceber que a composição adaptada em My way é bem diferente da original, pois é sobre um homem que relembra carinhosamente o modo como viveu, do seu próprio jeito, até o momento em que “fecham-se as cortinas”.

O sucesso da versão de Paul Anka na voz de Frank Sinatra foi cantada por vários outros artistas de peso. Confira duas versões muito famosas, de Elvis Presley (1973) e de Nina Simone (1971).

My way é uma das músicas populares mais gravadas da história e continua fazendo muito sucesso nos dias de hoje. De acordo com o jornal britânico Independent, em 2019, a canção de Frank Sinatra foi a mais tocada em funerais do Reino Unido. Além disso, em 2012 foi lançado um filme que conta a vida de Claude François, o intérprete da canção original, intitulado My way, o mito além da música.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco