Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

CINEMA

16º Festival Anim!Arte disponibiza 452 filmes online, incluindo curta pernambucano

Publicado em: 24/05/2021 15:42 | Atualizado em: 24/05/2021 15:52

Frame de Olho de Palha, do pernambucano Jonas Santos (Foto: Reprodução)
Frame de Olho de Palha, do pernambucano Jonas Santos (Foto: Reprodução)

A 16ª edição do Festival Anim!Arte começou nesta segunda-feira (24) e segue até o dia 13 de junho. A seleção de 452 filmes de mais de 60 países, está disponível para ser assistida através da plataforma Kinow. Pela primeira vez o festival será acessado de todo o Brasil. Estudantes e professores poderão se cadastrar por meio de um formulário na plataforma e obter acesso gratuito ao festival. Para o público em geral o ingresso custará R$ 25, sendo válido para todos os dias do evento. Ambas opçõs estão disponível no endereço: animarte.kinow.tv/pt/.

Um curta-metragem de Pernambuco está na programação, integrando a categoria competitiva Estudantes Brasileiros Maxi: Olho de Palha, de Jonas Santos (UFPE). “Um ritual de natureza enigmática e profana, consumado nas entranhas inóspitas de uma terra árida e amaldiçoada, condena o seu principal participante a um destino hediondo”, diz a sinopse.
 
Na edição de 2021, o festival tem um recorde de mulheres: 58% dos filmes selecionados foram dirigidos ou codirigidos por animadoras. O festival também conta com animações que falam sobre a pandemia de coronavírus pelo mundo. Curtas com a temática LGBTQI+, sobre diversidade racial e feminismo também estão na seleção oficial, além de filmes dedicados ao público infantil.   
 
Entre os curtas selecionados na categoria Filme Ambiental destacam-se Only a Child, criado por mais de 20 diretores de animação sob a supervisão artística de Simone Giampaolo (Suíça). O filme dá forma e cor às palavras originais ditas pela canadense Severn Cullis-Suzuki, representante da ECO (Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente) na cúpula da ONU no Rio, em 1992. A produção será exibida pela primeira vez no Brasil. 
 
O Festival Anim!Arte foi criado em 2001 e há 20 anos vem realizando mostras de filmes feitos por estudantes e para os estudantes. Nas últimas edições, o festival recebeu mais de 3000 inscrições e apresentou para o seu público uma seleção de curtas-metragens de animação, muitas vezes inéditos no Brasil e na América do Sul.

No ano de 2019 o evento contou com mais de 4000 espectadores em 11 dias de evento. O Anim!Arte foi o primeiro festival audiovisual da América Latina a integrar o Youth Cinema Network, a mais importante rede internacional de festivais de cinema juvenil.  

O 16° Festival Anim!Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Escola Parque, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Protesto em Brasília acaba com conflito entre indígenas e policiais
Manhã na Clube: entrevistas com Carlos Veras, Sérvio Fidney e Marcel Costi
Vacina contra a Covid-19 criada em Cuba tem eficácia de 92%
Pontos fundamentais para fazer uma transição de carreira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco