Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Viver

MÚSICA

Pernambucano Amaro Freitas se inspira na história de Baquaqua para novo single

Publicado em: 30/04/2021 17:14

 (Foto: Jão Vicente/Divulgação)
Foto: Jão Vicente/Divulgação

O pianista pernambucano Amaro Freitas, uma das principais revelações do jazz brasileiro contemporâneo, lançou nesta sexta-feira (30) a canção Baquaqua, primeiro single de trabalho do Sankofa, terceiro álbum de estúdio e com previsão de lançamento para junho deste ano. Com patrocínio da Natura Musical e realização da 78 Rotações Produções, o disco sairá na gringa pela inglesa Far Out Recordings. Como já adiantado pelo músico ao Viver em janeiro, Sankofa é uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil negro.

Baquaqua destaca a história raramente contada do africano Mahommah Gardo Baquaqua, que foi trazido para o Brasil como escravo, mas fugiu para Nova York em 1847, onde aprendeu a ler e escrever. Sua autobiografia foi publicada pelo abolicionista americano Samuel Moore e hoje é o único documento conhecido sobre o comércio de escravos escrito por um ex-escravo brasileiro.

Sankofa (título do álbum), por sua vez, é um símbolo da Adinkra (conjunto de símbolos ideográficos dos povos acã, da África Ocidental), representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás. Quando se deparou com essa figura em uma bata à venda em uma feira africana no Harlem (bairro de Nova York que foi palco de grandes pianistas do jazz, como Thelonius Monk e Art Tatum), Amaro compreendeu a importância do significado e fez dele o conceito fundamental para o seu novo álbum.
 
"O símbolo do pássaro místico, que voa de cabeça para trás, nos ensina a possibilidade de voltar às raízes, para realizarmos nosso potencial de avançar. Com este álbum quero trazer a memória de quem somos e homenagear bairros, nomes, personagens, lugares, palavras e símbolos que vêm de nossos antepassados e comemorar de onde viemos", comenta Amaro.

Ouça:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
De 1 a 5: dicas para destravar sua criatividade e ampliar a percepção
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 10/05
Gil do Vigor é recebido com festa da população e honraria em Paulista
Imunização para gestantes começa a ser liberada, mas ainda gera dúvidas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco